GMV utiliza sensores IoT para monitorização remota de fatores ambientais

Com as alterações climáticas na ordem do dia, existe cada vez mais uma maior necessidade de monitorizar o ambiente. A Internet das Coisas (IoT) e outros avanços tecnológicos têm-se revelado  uma preciosa ajuda nesta tarefa, dado que permitem a criação de novos meios de recolha e medição dos valores ambientais associado a menores custos

A GMV esta comprometida com essa tarefa e participa em vários projetos, entre eles um que consiste na monitorização da qualidade do ar e da água para a Junta da Andaluzia e outro no desenvolvimento de uma das calculadoras de carbono “My2050” para a Colômbia.

A multinacional tem no seu portfólio serviços em áreas como a agricultura e alterações climáticas  e concluiu recentemente um projeto para controlo da qualidade da água com a utilização da sua solução IoT SEMs.

A iniciativa  proporcionou ao Conselho do Ambiente e Ordenação do Território da Junta de Andaluzia, poupanças significativas no consumo elétrico e nos custos de comunicações, assim como a otimização do trabalho dos seus técnicos reduzindo-lhes as visitas ao terreno.

 “O reduzido custo dos equipamentos de medição de qualidade da água utilizados na plataforma, permite um melhor controlo da rede hídrica com um custo de manutenção muito ajustado”, refere, em comunicado, Ángel Cristóbal Lázaro, perito em tecnologias M2M (machine to machine) na GMV.

Isso faculta às autoridades competentes o cumprimento da Directiva 98/83/CE sobre a qualidade das águas destinadas ao consumo humano e cujo objetivo principal inclui a exigência de adotar as medidas necessárias para garantir que as águas não tenham concentrações de micro-organismos, parasitas ou substâncias nocivas que possam constituir perigo para a saúde humana. Faculta também as informações necessárias para que a Comissão Europeia possa realizar os seus relatórios trianuais sobre a qualidade das águas.