GMV vence contrato para sistema GNSS

A GMV ganhou o contrato para o desenvolvimento do Demonstrador de Serviço Comercial do Galileo, o sistema global europeu de navegação por satélite (GNSS).

GMV_GalileoA multinacional tecnológica será responsável pelo desenvolvimento e verificação das diferentes soluções do Serviço comercial, através de testes reais de sinal no espaço do Galileo e de facilitar a verificação de outras soluções apresentadas por fornecedores externos de serviços. A GMV terá ainda a função da conceção, desenvolvimento, teste, integração, operação e manutenção do Demonstrador de Serviço Comercial.

O projeto da Comissão Europeia está orçamento em quatro milhões de euros e tem a duração estimada de 30 meses.

Alberto de Pedro Crespo, diretor geral da GMV em Portugal, afirma que “esta adjudicação demonstra que a GMV continua muito presente e ativa neste projeto tão importante e relevante como é o Galileo”.

O Serviço Comercial, funcionalidade oferecida pelo Galileo, trará características de valor acrescentado no que toca ao Serviço Aberto do Galileo e de outros sinais GNSS. Foi, também, concebido como uma fonte potencial de receitas para a União Europeia, a fim de compensar futuramente os gastos de operação e manutenção dos sistemas europeus de navegação por satélite.

Uma vez concluída a fase de validação do conceito, o demonstrador ficará disponível como plataforma de teste para que potencias fornecedores de serviço possam validar novos serviços comerciais para a comunidade de utilizadores GNSS.