Google Cloud Logging ajuda a encontrar erros de acesso

Encontrar erros em aplicações criadas através da plataforma de cloud da Google poderá tornar-se mais fácil. O Cloud Logging coloca todos os dados de acesso na mesma localização, simplificando as pesquisas e tornando a resolução das falhas mais rápida.

02

Um dos segmentos em que a Google tem dado sinais de que está preocupada em providenciar as ferramentas necessárias para a evolução é o das tecnologias cloud. Depois de ter apresentado o Nearline, um novo serviço de armazenamento cloud, e de ter lançado uma solução de mensagens entre aplicações para programadores, surge o Google Cloud Logging.

De acordo com Deepak Tiwari, diretor de produto da Google, os negócios com atividade na cloud geram largos volumes de dados de acesso que incluem informações sobre os sistemas e aplicações e que poderão ajudar os programadores a descobrir eventuais erros de log in.

No entanto, esta quantidade de dados tem também um aspeto negativo já que a sua gestão pode ser complexa e resultar num conjunto de informações fragmentadas e a partir das quais não é possível obter qualquer tipo de resposta relativamente a erros de acesso.

Tiwari explica que “gestão de acesso é desafiante. É preciso gerir grandes volumes de streaming data, providenciar recursos que suportem picos de atividade” e ter “capacidade de analisar dados em tempo real”.

Para resolver esse problema, é apresentado o Google Cloud Logging, um serviço que possibilita a recolha e visualização dos dados de acesso para que os mesmos estejam disponíveis numa só localização, pesquisar e analisar, em tempo real, esses dados e arquivá-los durante um período de tempo mais extenso do que o habitual.

Ao colocar na mesma localização todos os dados de acesso das aplicações construídas na plataforma cloud da Google, o Cloud Logging permite que o programador procure mais rapidamente e, consequentemente, encontre quais os ficheiros que estão a causar problemas. Parte essencial deste serviço prende-se com a promessa de que estas operações poderão ser realizadas em tempo real contribuindo para a resolução imediata de falhas nas aplicações.