Google Earth mostra mudanças ambientais desde início do século

O Google Earth permite ter uma noção de como a floresta mundial mudou nos últimos 12 anos. O serviço apresentou agora um mapa de alta resolução, onde estão documentadas as alterações sofridas pelas florestas desde o início deste século até ao ano passado.

mapEste mapa é uma ferramenta interativa que está disponível online e dispõe de uma nível de detalhe e resolução magníficos.

O mapa é baseado em cerca de 650 mil imagens de satélite capturadas pelo Landsat 7. Estas imagens revelam que o planeta perdeu uma grande dimensão florestal nos últimos 12 anos, equivalente ao território da Mongólia. O que significa que foram destruídas árvores suficientes para cobrir seis vezes o Reino Unido.

Desde o ano 2000 que se perderam cerca de 2,3 milhões de quilómetros quadrados de floresta devido ao abate de árvores, fogos, doenças e desastres naturais. Apesar destes números o planeta Terra ganhou 800 mil quilómetros quadrados de nova floresta.

Relativamente a Portugal, este mapa interativo mostra que o nosso país também registou grandes alterações durante estes últimos 12 anos.

A desflorestação na Amazónia foi reduzida mas, em contrapartida, outros países como a Indonésia, Malásia, Paraguai e Angola registaram perdas significativas.

“Este é o primeiro mapa sobre alteração florestal globalmente consistente e localmente relevante”, declara o professor Matthew Hansen, da Universidade de Maryland, instituição que coordenou o projeto.

O mapa será a partir de agora atualizado anualmente e poderá ser utilizado como base de dados.