Google enfrenta Intellectual Ventures em julgamento

A Intellectual Ventures vai enfrentar em julgamento a unidade Motorola Mobility, da Google. A empresa norte-americana processou a Motorola em 2011 por violação de patentes.

googleA Intellectual Ventures processou a fabricante há três anos, alegando que esta teria infringido patentes que cobrem uma variedade de tecnologias relacionadas com smartphones, incluindo o Google Play.

A Motorola negou as acusações e agora vai a julgamento por três dessas patentes. O julgamento começa já hoje num tribunal federal em Wilmington, Delaware.

A Google está a apoiar tentativas para restringir patentes de softwares e facilitar o combate em processos. A Intellectual Ventures alertou que o Congresso não deve agir precipitadamente para enfraquecer os direitos dos proprietários de patentes.

A IV e outros agregadores de patentes têm sido criticados por indústrias de tecnologia, que argumentam que os pagamentos de litígio de patentes e royalties tornaram-se um pesado encargo sobre a inovação. Essas indústrias dizem que empresas como a IV estão a explorar o sistema de patentes.