Google lança aplicação de mensagens inteligentes Allo

É oficial: a aplicação de mensagens inteligente da Google já está disponível. O Allo foi anunciado em maio, durante o Google I/O, e integra inteligência artificial que irá melhorar o seu comportamento com o tempo.

No blogue oficial da Google, o gestor de produto Amit Fulay explicou qual o conceito por detrás desta nova aplicação que vai concorrer com o todo-poderoso WhatsApp.

“Criamos uma aplicação que vai ajudar a manter a conversa fluindo, oferecendo assistência quando o utilizador precisa”, escreveu Amit. A app funciona com Android e iOS e a sua principal vantagem é a integração de um assistente digital, o Google Assistant, ainda em fase preliminar. Para que não tenha que sair das mensagens e ir pesquisar um restaurante ou um show, por exemplo. “O Google Allo pode ajudá-lo a fazer planos, encontrar informação e a expressar-se mais facilmente. Quanto mais usa, mais a aplicação melhora.”

A “resposta inteligente” (smart reply) é uma das funcionalidades principais, que sugere o que o diria quando um amigo pergunta algo, poderá indicar sugestões como “tudo bem!” ou “tá certo”. Também serão sugeridas respostas quando a outra pessoa partilha uma foto, como “que lindo!”. A funcionalidade vai adaptar-se ao estilo do utilizador.

Outra parte interessante da app é que abarca todo um conjunto de opções para expressar sentimentos, como emojis e a possibilidade de aumentar ou diminuir o tamanho da fonte.

Já a versão do Google Assistant, que é de preview, permite “conversar” com o Google, colocando questões e recebendo informações sem sair do chat. O utilizador só precisa de escrever @google para chamar o assistente enquanto conversa com os amigos.

“O Google Assistant é o próximo capítulo numa viagem que a Google tem vindo a fazer há anos para ajudar as pessoas nas suas vidas do dia-a-dia”, escreveu Amit. “Estamos a começar com uma edição preliminar para mostrar como irá funcionar no chat.” O Assistant irá integrar vários outros produtos da empresa nos próximos meses, mas no início só estará disponível em inglês.

Esta aplicação, que cifra comunicações no modo “Incógnito”,  completa os lançamentos anunciados em maio, depois da chegada da app de vídeo-chamada Duo.