Google, McKinsey e Rocket Internet lançam prémio europeu DT50

A Google, McKinsey e a Rocket Internet anunciaram os prémios Digital Top 50 (DT50) para assinalar o ambiente tecnológico que se vive na Europa e para distinguir as empresas de tecnologia mais promissoras.

Os prémios DT50 vão reconhecer as Startups e Scaleups mais promissoras, que serão as “Líderes Digitais Europeias” de amanhã, e também a organização vencedora da categoria Tech for Social Impact. A INSEAD apoia os três promotores da iniciativa enquanto parceiro académico oficial.

“Um dos factos mais marcantes acerca da tecnologia digital é que alguém com uma ideia excelente pode usar o poder da Internet para inventar o futuro e lançar o próximo grande projecto. Mas esta viagem para os empreendedores é dura”, afirma Torsten Schuppe, diretor de marketing da Google na EMEA. “É difícil saber por onde começar e onde procurar ajuda. Nós queremos apoiar ainda mais os empreendedores europeus a fazer crescer as suas ideias que se transformem em novos negócios.”

As candidaturas poderão ser apresentadas em www.dt50.org. As empresas da Europa e dos países da EFTA podem participar em qualquer das seguintes categorias até ao próximo dia 01 de Outubro:

  • Top B2B Startup
  • Top B2C Startup
  • Top B2B Scaleup
  • Top B2C Scaleup
  • Tech for Social Impact

Os vencedores nas categorias Startup e Tech for Social Impact serão premiados cada um com um prémio monetário de 50 mil euros. Os cinco vencedores vão ainda obter aconselhamento profissional e programas de consultoria e de formação estruturados, bem como o acesso a uma enorme rede de contactos relevantes na indústria.

Um júri composto por pessoas influentes no meio tecnológico, dos negócios e académico irão anunciar as TOP 50 empresas de tecnologia. As mesmas serão convidadas para estarem presentes na conferência tecnológica “Slush 2016”, em Helsínquia, para a cerimónia de entrega de prémios DT50, onde os vencedores finais de cada categoria serão anunciados.

Karel Dörner, patner da McKinsey, sublinha que o talento empresarial é um factor chave para a digitalização na Europa. “Precisamos de grandes talentos que possam acelerar a disrupção de quase todos os modelos de negócio”, salienta. A McKinsey vai disponibilizar consultoria e formação intensas e promover netwoking.

Oliver Samwer, CEO da Rocket Internet, afirma que o ambiente tecnológico na Europa está a crescer rapidamente, com cada vez mais empreendedores a criarem grandes empresas. “Queremos partilhar a nossa experiência e apoiar esses talentos fazendo crescer os seus negócios. Os prémios DT50 são uma grande oportunidade para as empresas reunirem dinheiro e ganharem também acesso a uma grande rede de experiência e de contactos relevantes nesta indústria.” O executivo diz que na Rocket Internet já criaram mais de 100 empresas em 110 países: “sabemos quais são os passos necessários para tornar um negócio bem sucedido.”