Google multada na Coreia do Sul por causa do Google Street View

A empresa foi condenada a pagar 211 milhões de won (144 mil euros) pela recolha ilegal de informação associada às contas de Internet dos utilizadores residentes nas ruas onde os carros de recolha de imagens da empresa passaram para capturar informação para o Google Street View. 

r159716_582871

Milhares de senhas de acesso à Internet, números de série dos equipamentos wireless, dados das mensagens de texto dos utilizadores, informações de crédito e ainda endereços de email foram recolhidos sem permissão pela Google entre 2009 e 2010.

Recorde-se que em abril de 2013, aconteceu um caso semelhante na Alemanha, que resultou numa multa de 145 mil dólarespara a gigante da Internet. As condenações têm assim pouco impacto nas contas da empresa, tendo em conta os níveis de receita gerados pela empresa.

Só no continente asiático, o Google Street View está presente em Hong Kong, Macau, Índia, Japão, Malásia, Rússia, Singapura, Taiwan e ainda Tailândia, o que é representativo da presença deste serviço na Ásia.

O Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360 graus na horizontal e 290 graus na vertical e permite que os utilizadores consigam ver quase todas as regiões no mundo ao nível do chão ou solo.