Grandes retalhistas norte-americanos sofrem ciberataques

Os dois grandes retalhistas dos Estados Unidos Target e Neiman Marcus sofreram ataques informáticos. Mais retalhistas foram atacados com estas mesmas técnicas mas ainda não se conhecem as suas identidades.

coreia_01Pelo menos mais três marcas foram afetadas com as mesmas técnicas que usaram contra a Target e a Neiman Marcus.

Já está a decorrer uma investigação para procurar os cabecilhas destes ataques e tudo indica que se tratem de hackers da Europa de Leste. No ataque a Target, os piratas conseguiram obter dados de mais de 40 milhões de cartões para pagamento. Já no ataque a Neiman Marcus, foram roubados dados como o nome, e-mail, moradas e telefones de 70 milhões de clientes.

Os piratas utilizaram a técnica da intrusão na memória do computador e o RAM scraper usado permitiu copiar a informação encriptada enquanto esta passava pela memória do PC, enquanto aparecia como texto simples.

Ainda não se sabe se a equipa técnica das empresas afetadas já tinha implementado as recomendações que a Visa tinha dado sobre a crescente utilização destas técnicas.

As empresas afetadas não revelam este facto por medo de que essa informação faça com que os clientes se afastem e percam a confiança na marca. Target e Neiman Marcus só admitiram os ataques depois de questionados pelos jornalistas e investidores que tinham lido a informação no blogue de Brian Krebs.