Grupo de hackers revela que a agência de segurança nacional norte americana terá pirateado sistemas Swift

O grupo Shadow Brokers revelou alguns documentos e ficheiros que mostram que a National Security Agency (NSA) dos Estados Unidos da América tinha o sistema Swift sob vigia desde 2013. A agência terá explorado algumas vulnerabilidades conhecidas nos servidores com Windows através de firewalls da Cisco.

De acordo com a agência Reuters, os responsáveis pelo sistema internacional defendem que analisaram o código alegadamente usado pelos espiões e que não encontraram qualquer prova de que a sua rede principal tenha sido acedida sem autorização. No entanto. um comunicado do Swift admite que alguns sistemas locais possam ter sido atacados. A agência de espionagem estaria a querer monitorizar transferências internacionais, para detectar formas de financiamento dos grupos terroristas.

Entre os documentos revelados pelo grupo Shadow Brokers incluem uma apresentação em PowerPoint, com o símbolo da NSA, que descreve um ataque a firewalls ASA, de Adaptive Security Applicance, uma combinação de firewall, antivírus, VPN e sistema de prevenção de intrusão. Ao que tudo indica, os espiões informáticos terão atacado a EastNets, um parceiro da rede Swift baseado no Dubai, e vigiaram nove máquinas, com linhas de código para obter informações sobre as transferências realizadas. A EastNets desmentiu a ideia de que tenha sido atacada.

É de recordar que a Cisco já tinham admitido ter identificado estas vulnerabilidades e afirmam que agora estão corrigidas. Recusaram, no entanto, comentar sobre a alegada controvérsia que envolve a NSA ter espiado o sistema Swift