HP Inc bate estimativas de receitas e lucro

A HP Inc viu as suas receitas e lucros crescer, principalmente por causa da maior procura pelos portáteis da marca. Por outro lado, as impressoras do negócio de hardware da antiga Hewlett-Packard Co viram as suas receitas descer em relação ao segundo trimestre de 2016 e ao terceiro trimestre de 2015.

A HP Inc, o negócio de hardware da antiga Hewlett-Packard Co, apresentou receitas e lucros trimestrais acima do esperado, principalmente por causa da maior procura pelos seus portáteis. No entanto, as estimativas para o atual trimestre feitas pela própria empresa estão abaixo do estimado pelos analistas, principalmente por causa das vendas fracas das suas impressoras.

Em relação ao segundo trimestre do ano, as vendas de notebooks da HP subiram 7,5 por cento no terceiro trimestre. As vendas não foram muito maiores em relação ao ano passado, mas a empresa mostra sinais de recuperação depois das quedas nos últimos dois trimestres. O volume de vendas de notebooks beneficiou da menor procura por computadores de secretária e pela menor procura dos clientes empresariais.

Já as receitas do seu negócio de impressoras desceram 14,3 por cento em relação ao último ano e 4,6 por cento em comparação com o segundo trimestre de 2016. Dion Weisler, CEO da HP, afirma que “os mercados continuam desafiadores e de alguma forma voláteis”, admitindo que “ainda temos trabalho a fazer”.

No trimestre que terminou a 31 de julho, o lucro líquido subiu para 843 milhões de dólares, cerca de 747 milhões de euros, ou 49 cêntimos de dólar por ação.

A HP Inc vai cortar mais mil postos de trabalho durante o terceiro trimestre, elevando o número para os 2300. Em fevereiro, a empresa anunciou que iria cortar 3000 postos de trabalho até ao final do ano fiscal.

Para o atual trimestre, a empresa prevê resultados ajustados de 34 a 37 cêntimos de dólar por ação. Segundo a agência noticiosa, os analistas esperavam, em média, cerca de 41 cêntimos por ação.