HP quer reinventar salas de aula

A HP anunciou o lançamento de novos PCs e soluções de software projetadas para o ensino. As novas soluções e programas incluem portáteis HP Education Edition, HP School Pack Software 2.0 e o programa “HP e Microsoft Reinventam a Sala de Aula”.

No que respeita aos novos PCs da HP, o ProBook 11 G2 Education Edition é um portátil construído com borracha industrial moldável, tendo, segundo a marca, uma autonomia de bateria até 18 horas. O equipamento traz o Windows 10 instalado e oferece um desempenho de um processador Intel Core e um ecrã tátil opcional. O HP x360 310 G2 PC Education Edition, por sua vez, foi concebido para que alunos e professores possam usufruir de uma aprendizagem mais versátil. Essa versatilidade deve-se à sua articulação rotativa, com quatro modos que podem ser adaptados a qualquer estilo de aprendizagem: stand, tenda, portátil e tablet. O portátil conta com a potência dos processadores Intel Celeron ou Pentium e armazenamento SSD de 256 GB.

O software School Pack 2.0 da HP é uma solução que inclui ferramentas para as aulas e de gestão, sendo exclusiva para as máquinas Windows. Integrado na suite HP Classroom Manager Student Edition, “permite aos professores gerirem os computadores da sala de aula e comunicar facilmente com os alunos”, refere a HP. Em termos de software, o HP School Pack 2.0 inclui ainda o HP Adaptive Learning criado por Fishtree, a aplicação HP Prime Graphing Calculator, o Classlink Single Sign On, o Codecademy para aprender a programar, o Corinth Classroom, o Curriculum Matrix, o Dicionário Oxford Advanced Learners e PASCO SPARKVue.

A HP e a Microsoft deram ainda a conhecer um programa chamado “Reinventar a Sala de Aula”, uma aposta mundial que pretende aumentar a inspiração e inovação no ensino, permitindo novas experiências de ensino das próximas gerações. O programa visa colocar os Teaching Innovation Studios de vanguarda em mais de 60 escolas de todo o mundo, para apoiar o ensino misto avançado, as colaborações internacionais e o movimento “maker” na educação.

Relativamente à sua disponibilidade, prevê-se que o HP ProBook 11 G2 Education Edition esteja disponível em Portugal a partir do próximo mês de março com um preço a partir dos 349 euros. O HP x360 310 G2 PC Education Edition deverá estar disponível na mesma altura com um preço a partir dos 319 euros.