Huawei apresenta novas soluções a pensar no 5.5G

A empresa demonstra como as suas soluções vão capacitar os diferentes sectores da economia europeia para alcançarem transformação digital.

Foi durante o evento Huawei Connect 2023, que decorreu em Paris, que a Huawei apresentou novas soluções que prometem contribuir “para o desenvolvimento digital da Europa, em variados sectores e, nomeadamente, com recurso à tecnologia 5.5G“.

Entre os oradores do evento esteve Yang Chaobin, membro do Conselho de Administração da Huawei e President of ICT Products and Solutions que defendeu que “a segunda vaga de digitalização está a decorrer atualmente, incluindo em sectores basilares como a educação ou a saúde”.

É com o objectivo de continuar a responder aos principais requisitos dos diferentes sectores para a próxima década que a Huawei “continua a investir no desenvolvimento de tecnologia inovadora”. E, segundo o porta-voz “entrará na era 5.5G” porque, explica, “estes produtos, que apresentam uma arquitetura simplificada, qualidade superior e uma excepcional experiência para o utilizador, podem ser aplicados a centros de dados, redes de longa distância (WANs) ou até PME”.

Yang Chaobin acrescenta ainda que as soluções referidas podem “aumentar a produtividade dos utilizadores pela capacidade de execução de velocidades omnipresentes de 10 gigabits, latência ao nível dos microssegundos e pelo armazenamento de dados ágil e seguro”.

O presidente para a área de produtos e soluções TIC revelou ainda dois novos produtos de armazenamento – o OceanStor Pacific 9920 e o OceanStor Dorado 2100 – que foram desenvolvidos para estruturar centros de dados. E explicou que “a largura de banda dos produtos de armazenamento flash apesar de ser 28 vezes superior à das unidades de disco rígido (HDD), consome menos 33% de energia”.

A Huawei lançou também a sua solução de rede sem fios (WLAN) que promove continuamente a aplicação da tecnologia padrão Wi-Fi 7 no mercado empresarial e melhora a experiência de rede dos clientes nos sectores da educação, cuidados de saúde, retalho e indústria transformadora.

Sobre este produto, Yang Chaobin, explicou que “os acess points (APs) Huawei AirEngine Wi-Fi 7 baseiam-se em tecnologias inovadoras – como a antena inteligente de zoom dinâmico, a coordenação multi-AP Coordinated Spatial Reuse (CoSR) e o roaming de IA – para oferecer uma largura de banda wireless (sem fios) de até 10 Gigabits por segundo e permitir uma programação multimédia inteligente”.

Desta forma “um único AP AirEngine Wi-Fi 7 suporta até 120 utilizadores de alta densidade, em simultâneo, nos locais de trabalho”, disse ainda.