Huawei constrói rede virtual da Telefonica em 13 países

As duas empresas já trabalham em conjunto em muitas áreas de Network Functions Virtualization (NFV).

A gigante chinesa Huawei conseguiu um importante contrato global. Vai cooperar com a Telefónica para construir a sua rede virtual EPC (Evolved Packet Core) em 13 países.

São 11 países da América Latina e dois na Europa. Vão implantar a rede em Espanha, Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Panamá e Uruguai.

O desenvolvimento e construção desta rede pretende responder à crescente procura de tráfego nos países onde o telco espanhola opera. Com as redes virtuais, a Telefonica ganha em flexibilidade. É, basicamente, um passo para a implementação de software em redes, disse a operadora.

A solução vEPC Huawei é denominada CloudEPC e permite a construção de redes flexíveis que respondem às novas exigências: implementação rápida, alocação dinâmica de recursos virtuais, sem afetar a disponibilidade, segurança e confiabilidade, para além da otimização dos custos produção.

A Telefonica afirmou que a empresa chinesa foi a que demonstrou um dos melhores desempenhos em dados e sinalização, um aspecto-chave para a eleição.

As duas empresas já trabalham em conjunto em áreas relacionadas com NFV actualmente a testar a integração da solução CloudEPC na plataforma de infraestrutura da Telefónica.