IA ajuda a dirigir novo navio ecológico

A IBM, em parceria com a ProMare, avançaram com a criação de um navio sem tripulação, totalmente equipado com as mais recentes tecnologias e que torna a navegação mais ecológica.

O MayFlower Autonomous Ship é o mais recente navio totalmente ecológico, dirigido através de Inteligência Atificial e que foi desenvolvido pela IBM em parceria com a ProMare, uma organização sem fins lucrativos.

O navio, que não tem qualquer tipo de tripulação, está equipado com um sistema de propulsão hibrido eólico e solar, um sistema de posicionamento GNSS com SATCOM, RADAR e LIDAR e conta ainda com tecnologia da própria IBM que permite a travessia do oceano.

O MayFlower terá ainda um vasto conjunto de outros dispositivos, tais como mostradores acústicos, de nutrientes ou de temperatura, que permitem armazenar e analisar os dados localmente e enviá-los para terra no momento em que consigam estabelecer um link.

Tendo iniciado já a sua primeira viagem no passado dia 16 de Setembro, o navio tem a sua chegada apontada para Massachusetts no início de outubro e a viagem poderá ser seguida online.