IAPMEI aprova 45,7 milhões de euros para projetos I&DT

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação aprovou 122 candidaturas ao primeiro concurso de I&DT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico) do Programa 2020.

As candidaturas aprovadas representam um apoio de 45,7 milhões de euros e intenções de investimentos potenciais a rondarem os 94 milhões de euros. Este foi um dos vários concursos promovidos pelo IAPMEI no âmbito dos Incentivos Portugal 2020, sendo que ainda estão abertos 14.

No caso do I&DT, as candidaturas inserem-se na modalidade de “projetos individuais”. Um dado importante é que surgiram maioritariamente da região centro e do norte do país e os sectores que se destacam são os dos Média, convergência digital e inovação, prestação de serviços e produtos e matérias industriais.

“Esta medida de apoio está orientada para o objetivo específico de aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação, através do desenvolvimento de novos produtos e serviços, em especial em atividades de maior intensidade tecnológica e de conhecimento”, explica o IAPMEI.

O grosso do investimento vai para o Programa Operacional Competitividade e Inovação, que totaliza 56 projetos e 25,3 milhões de euros. Segue-se a região Norte, com 27 projetos e 9,1 milhões de euros investidos, e a região Centro, com 19 projetos que representam 5,6 milhões de euros.

Da região de Lisboa foram aprovados 14 projetos, avaliados em 3,7 milhões de euros, e nas regiões do Alentejo e do Algarve apenas seis – três para cada uma (803 mil euros para o Alentejo, 1,08 milhões para o Algarve).