IBM recebe investimento depois de apostar em software e cloud

Spectrum Storage é o portefólio da IBM dedicado a soluções de software e cloud para armazenamento de dados. A aposta vale um investimento de mil milhões de dólares, valor que deverá ser aplicado durante os próximos cinco anos.

IBM
A IBM anunciou uma mudança no paradigma no que diz respeito ao armazenamento de dados e ao foco de investimento. A empresa decidiu criar um portefólio a que chamou Spectrum Storage que deverá incluir soluções a pensar não no hardware mas sim no software. Este Spectrum Storage compreende um conjunto de aplicações e programas que têm como objetivo responder às necessidades corporativas de armazenamento e que deverá gerir mais de 300 dispositivos com um custo reduzido em cerca de 90 por cento.

O primeiro produto presente neste portefólio foi anunciado pela IBM, esta semana, e trata-se de um software que pretende gerir os dados armazenados em determinada estrutura de modo a colocá-los nas localizações mais adequadas para que o desempenho seja o melhor possível e a um custo mais baixo. O IBM Spectrum Accelerate deverá funcionar num nível superior relativamente às estruturas e sistemas pré-existentes, incuindo aqueles disponibilizados a partir de terceiros.

O Spectrum Accelerate é baseado na plataforma XIV da IBM epoderá ser instalado em plataformas de armazenamento Intel ou em sistemas IBM Power para que a performance seja melhorada através da introdução de um software de gestão inteligente. A IBM anunciou a disponibilização deste produto para o próximo mês.

Esta aposta no software vem acompanhada de um investimento de mil milhões de dólares, que deverá ser aplicado durante os próximos cinco anos, numa tentativa da empresa para desenvolver uma estratégia pautada pela oferta dos habituais sistemas de armazenamento da IBM sob a forma de software.

Ao investimento em software de armazenamento junta-se o desenvolvimento de uma solução cloud para o portefólio Spectrum Storage. Jamie Thomas, da IBM, explica que está a ser criado um software que deverá funcionar como portal da cloud, a ser lançado ainda este ano, e que permitirá a transição de dados para a SoftLayer da IBM ou outros serviços semelhantes.