IBM apresenta novos servidores Power Systems

A IBM deu a conhecer os novos servidores Power Systems, concebidos para lidar com o crescimento do volume de dados não estruturados gerados na nova era computacional e que incluem o processador POWER8, que tem a capacidade de movimentar este volume de dados críticos às aplicações de Cloud, Analytics, Mobile e Social.

O anúncio foi feito no evento POWER8 – Nova Geração de Sistemas Abertos, realizado em Lisboa e que contou com a presença de cerca de uma centena de clientes e parceiros de negócio.

A nova geração de sistemas escaláveis IBM POWER8 é resultado de um investimento de 2.400 milhões de dólares e o culminar de um processo de desenvolvimento e testes de mais de três anos.

A IBM anunciou igualmente três novas soluções otimizadas em PowerSystems para os requisitos específicos de Big Data/Analytics, Cloud e Mobile. Tirando proveito da relação entre grupos de desenvolvimento, as soluções criadas com BLU Acceleration e Hadoop da companhia exploram as características dos sistemas baseados em POWER8.

Os novos servidores incluem dois sistemas que executam exclusivamente Linux: os Power Systems S812L e S822L; e três modelos – S814, S822 e S824 – que proporcionam aos clientes a opção de executar em simultâneo múltiplos sistemas operativos, incluindo Linux, AIX e IBM i, viabilizando assim a consolidação de workloads e potenciais ganhos financeiros.

Refira-se igualmente que a IBM considera que “a abertura desta tecnologia ao mercado de fabricantes também é uma aposta única”. O OpenPOWER Consortium, liderado pela IBM, junta já dezenas de parceiros de referência em torno da construção de soluções inovadoras de Hardware, Software e Serviços, o que pretende demonstrar o compromisso da ‘Big Blue’ em investir em tecnologia aberta, com o propósito de proporcionar mais valor ao negócio dos seus clientes e parceiros. Este anúncio está em linha com o reforço do investimento da IBM, de mais de mil milhões de dólares, em soluções dirigidas para o OpenSource, patente também na nova linha de servidores POWER agora apresentada, com modelos exclusivos para o sistema operativo Linux, como referimos anteriormente.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

3 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

4 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

5 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

6 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago