IBM considera venda de negócio de semicondutores

A IBM estará a considerar a venda do seu negócio de semicondutores naquilo que será uma grande mudança para a empresa.

computer-28A gigante dos computadores terá falado com o banco de investimento Goldman Sachs para aconselhar a IBM na possibilidade da venda, embora ainda nada tenha sido confirmado, segundo o que fontes disseram ao Financial Times. O negócio irá fazer com que a IBM procure um comprado para as suas operações de fabricação, algo que requer milhares de milhões de investimento de capital na produção e R&D, mas que mantém a capacidade de chip-design e operações.

A IBM tem uma forte e sólida experiência no negócio e sair do mesmo pode representar um sinal de que está a mudar o foco do hardware para os serviços. Em vez de uma venda absoluta, a empresa pode, também, procurar uma parceria joint venture para as operações de semicondutores, com a Samsungs, Intel e TSMC entre os possíveis compradores, com o custo de tais chips a aumentar recentemente. A IBM ainda não confirmou a notícia.

Esta notícia chega pouco tempo depois de a IBM anunciar os seus planos para vender o negócio de servidores low-end x86 à Lenovo por 2,3 mil milhões de dólares, com o negócio a ver, também, 7500 trabalhadores da IBM a sair da empresa para o novo dono do negócio.

Os mais recentes resultados financeiros da empresa, do último mês, mostra uma descida de cinco por cento nas receitas no quatro trimestre, falhando as expectativas pelo quatro trimestre consecutivo. A IBM também planeia um reestruturamento na ordem dos mil milhões de dólares no primeiro trimestre de 2014.