IBM de olhos postos no sistema de TI do Pentágono

A tecnológica norte-americana IBM e empresa de software para o setor da saúde Epic Systems vão competir por um projeto de 11 mil milhões para gerir os registos de saúde eletrónicos das forças militares norte-americanas.

productos-informaticos-empresariales-ibm-colombia1

A International Business Machines anunciou hoje o seu interesse no projeto, mesmo ainda antes de o Departamento de Defesa dos Estadios Unidos ter formalmente dado início à competição pelo sistema de TI.

Especula-se que o projeto esteja também sob o olhar ávido e rival da Accenture e da Northrop Grumman.

A empresa que, com efeito, levar para casa a coroa de louros poderá usufruir de uma das maiores oportunidades para administrar redes de TI federais, área esta que está sob escrutínio depois do fiasco do lançamento do website Obamacare.

É premente o aprimoramento do sistema do Pentágono para que os registo médicos dos militares possam mais rapidamente ser partilhados com o Departamento dos Assuntos de Veteranos, que luta para reduzir os atrasos no processamento de reivindicações de incapacidade.

Andy Maner, managing partner da divisão federal norte-americana da IBM, sublinhou que a empresa está extremamente determinada em conseguir o projeto. “Não apostamos em tudo, mas quando apostamos, queremos mudar o mundo”.

O concurso para a iniciativa do Pentágono, com um contrato com uma possível duração de dez anos, deverá ser oficialmente iniciado já no próximo mês, de acordo com as declarações de Maner.

A nova-iorquina IBM conta já com uma equipa de mais de uma centena de funcionários que está a desenvolver uma proposta que será apresentada ao Pentágono.