IBM investe 1,2 mil milhões em serviços cloud

A IBM anunciou que vai investir mais de 1,2 mil milhões de dólares para construir até 15 novos data centers em cinco continentes para expandir os seus serviços cloud e assim chegar a novos clientes e mercados.

CloudEstes novos centros cloud vão estar localizados em Washington D.C. e Dallas (Estados Unidos), Cidade do México, China, Hong Kong, Londres, Japão, Índia e Canadá, existindo planos para expandir para o Médio Oriente e África em 2015.

A IBM afirmou que o investimento vai aumentar o número de data centers para 40 este ano e duplicar a capacidade cloud para a SoftLayer, que aluga espaço de armazenamento online a empresas. A Softlayer, recorde-se, foi comprada pela IBM no último ano por dois mil milhões de dólares.

Em comunicado, a empresa referiu que esta “expansão global tem como objetivo a aceleração para novos mercados baseados em crescer a procura do cliente para clouds de alto valor”. A IBM estima que o mercado global de cloud cresça 200 mil milhões de dólares até 2020.

Cada vez mais empresas estão a optar pelo cloud computing, o que permite alugar poder computacional, armazenamento e outros serviços de data centers partilhados com outros clientes que, tipicamente, é mais barato e flexível que manter o seu próprio data center.

A IBM anunciou que vai usar a tecnologia web hosting da Softlayer para entregar os serviços cloud. Desde a aquisição da empresa de Dallas, a IBM adicionou 2400 novos clientes.