IBM lança Mainframe z13

A IBM lançou o Mainframe z13, um novo sistema computacional que combina escalabilidade com encriptação e analítica em tempo real, de forma a ajudar a responder às expectativas de velocidade e segurança dos consumidores nas transações móveis.

IBM mainframe z13

O sistema z13, que representa um investimento de mil milhões de dólares,incorpora a inovação de mais de 500 novas patentes da IBM e resulta de uma colaboração com mais de 60 clientes.

O novo mainframe da IBM tem novas funcionalidades, como a capacidade de processar 2,5 mil milhões de transações por dia –  um número equivalente a cem Cyber Mondays todos os dias do ano.

As transações no z13 são contínuas, protegidas e auditáveis do início ao fim, mesmo tendo em conta o aumento do número das transações móveis – que se estima que, em 2025, ascendam aos 40 mil milhões por dia.

Para além disso, é um sistema com encriptação praticamente em tempo real de todas as transações móveis. Ao acelerar essa encriptação, o z13 ajuda a proteger os dados e a garantir tempos de resposta  que dão uma resposta mais positiva ao cliente.

O rápido crescimento das aplicações móveis leva a que os consumidores exijam transações móveis mais rápidas e simples, seja qual for a forma de pagamento ou a plataforma.  Para corresponder às necessidades dos clientes, as empresas têm de avaliar se as suas infraestruturas de TI.

“Sempre que um consumidor faz uma compra a partir de um smartphone, desencadeia uma sequência de eventos no back-end. O z13 está desenhado para lidar com milhares de milhões de transações em smartphones e outros dispositivos móveis. E só este mainframe da IBM consegue colocar o poder dos centros de dados mais seguros do mundo na palma das nossas mãos”, sublinhou Tom Rosamilia, vice-presidente sénior IBM Systems. “Os consumidores esperam que as transações online sejam rápidas, fáceis e seguras, exigindo às empresas a criação de uma infraestrutura de alto desempenho, segura e com analítica sofisticada”.