IBM lança novos serviços de mobilidade

A IBM reforçou o seu portefólio de Serviços de Mobilidade. O objetivo, dizem em comunicado, é ajudar as empresas a tirarem o máximo partido das tecnologias móveis. O conjunto de ofertas inclui uma nova solução de Mobile Analytics e uma nova oferta de desktop-as-a-service, que permitirá levar todas as capacidades do ambiente de trabalho para os dispositivos móveis, através da cloud da IBM. 

Unitech-Website-Mobility-Opt

Com o aumento da adoção de tecnologias mobile, as empresas precisam urgentemente de definir uma estratégia clara nesta área, com o objetivo de obterem uma visão unificada sobre o desempenho das suas infraestruturas, desde os dispositivos pessoais, até aos servidores e aplicações empresariais, garante a IBM. E este desafio vai continuar a aumentar: segundo a consultora Juniper Research, até 2018 mais de mil milhões de smartphones e tablets pessoais estarão a ser usados em ambiente profissional.

As novas ofertas da empresa norte-americana procuram diminuir o esforço e o tempo de integração, manutenção e suporte das novas infraestruturas, ao resolver questões de TI como segurança e conformidade, dando aos colaboradores o acesso rápido e seguro às aplicações empresariais, bem como aos dados e desktops personalizados.

“Os serviços de cloud, analítica e de mobilidade estão a tornar o dispositivo móvel numa poderosa ferramenta de negócio, ao poder ser usado nas vendas e no marketing, mas também para aumentar a produtividade dos colaboradores”, sublinhou no mesmo comunicado Rich Esposito, general manager de Serviços de Mobilidade da IBM. “Mas as empresas precisam agora de ferramentas que lhes permitam gerir o desempenho das suas aplicações para se certificarem de que realmente conseguem obter resultados positivos e relevantes a partir da utilização destes dispositivos.”

Mobile Infrastructure Analytics
Segundo a própria empresa, os serviços Mobile Infrastructure Analytics vão muito além das soluções tradicionais de gestão de desempenho, oferecendo uma verdadeira visão end-to-end em todo o ambiente móvel de um negócio. Tirando partido de aplicações analíticas, disponibilizadas através de um modelo de software como um serviço (SaaS), as empresas conseguem visualizar no imediato a forma como as suas aplicações móveis estão a ser utilizadas, seja pelos colaboradores seja pelos clientes.

Este novo serviço de analítica para ambientes móveis utiliza um mecanismo de correlação para analisar os dados recolhidos a partir dos dispositivos móveis, que são posteriormente apresentados através de um painel de controlo para que as empresas possam facilmente detectar problemas no desempenho do dispositivo móvel e rapidamente melhorar a experiência do utilizador.

Mobile Virtualization – Desktop-as-a-Service
Já a nova oferta de desktop-as-a-service tem por objetivo garantir todos os benefícios da virtualização para endpoints e é disponibilizada na cloud da SoftLayer. O serviço alarga as capacidades da virtualização do tradicional PC para o dispositivo móvel, transformando a maneira como trabalhamos em mobilidade.

Por exemplo, a nova oferta permite que o colaborador de uma empresa a caminho de uma reunião possa simplesmente clicar num ícone do tablet para, de imediato, o transformar num desktop de trabalho e aceder a todas as informações a partir daí, atualizar dados ou tirar dúvidas em tempo real com um colega através da ferramenta corporativa de mensagens instantâneas.