IBM vai comprar a Merge Healthcare por mil milhões de euros

A IMB anunciou esta quinta-feira que vai comprar a Merge Healthcare num negócio de mil milhões de dólares, para integrar a plataforma de gestão de imagens da companhia médica na sua ferramenta de análise de dados Watson.

Com esta operação, os acionistas da Merge vão receber 7,13 dólares por ação, o que representa um prémio de 32 por cento face ao preço de fecho de quarta-feira. De acordo com um comunicado a que a Bloomberg teve acesso, a compra deverá ser concluída até ao final do ano.

A IBM pretende utilizar a tecnologia da Merge, presente em mais de 7500 postos de atendimentos nos Estados Unidos, no Watson Health Cloud, a fim de cruzar dados, como o histórico médico do paciente e respetiva família, com informação sobre sintomas semelhantes, estudos clínicos, triagens e resultados.

Se chegar a bom porto, esta será a terceira maior aquisição relacionada com o segmento da saúde para a CEO da empresa, Ginni Rometty, desde que ocupou o lugar no início de 2012, segundo a Bloomberg.

Este investimento vem reforçar a aposta da IBM no negócio de serviços de cuidados de saúde, que foi recentemente reavivado com unidade Watson Health Cloud. A empresa está a procura de formas de reverter a queda nas receitas que enfrenta há treze trimestres consecutivos.

Leia também : Bit2Me adquire Dekalabs