IBM volta a liderar lista de patentes nos EUA

Segundo a própria empresa, estas novas invenções resultam do trabalho de “um grupo diversificado de mais de 8.500 investigadores, engenheiros, cientistas e designers da IBM de 47 estados diferentes dos EUA e ainda de 47 países em todo o mundo”.

“Nos últimos 25 anos, a liderança da IBM no registo de patentes mudou a forma como o mundo funciona hoje em dia com avanços críticos para esta era contemporânea da computação”, afirma a Presidente e CEO da IBM, Ginni Rometty. Quase metade das patentes da IBM dizem respeito a “avanços pioneiros em Inteligência Artificial (IA), Cloud Computing, Cibersegurança, Blockchain e Computação Quântica”.

Os investigadores da IBM registaram mais de 1.900 patentes só na área de cloud, incluindo uma tecnologia para o desenvolvimento de um sistema que usa dados não estruturados decorrentes de eventos mundiais ou locais por forma a prever as futuras necessidades de utilização da cloud.

Um outro conjunto de inovações pretende ajudar a resolver um dos limites atuais da IA: a falta de personalização. Este é um problema que, explica a IBM, tem “dificultado a forma como a IA se conecta com as pessoas”.

Os cientistas da IBM registaram, ainda, 1.200 patentes na área da cibersegurança, incluindo uma tecnologia que permite que os sistemas de IA façam frente aos hackers através de trocas de emails e interações em sites que esgotem os recursos e neutralizem os seus ataques.

Por fim, uma outra inovação patenteada pela IBM durante o último ano foi um método que “potencia a tecnologia blockchain ao reduzir o número de etapas envolvidas no processo de transações entre várias partes empresariais, mesmo aquelas que não são confiáveis e que, de outra forma, exigiram uma clarificação por parte de entidades terceiras”.

De salientar, ainda, que a Samsung Electronics foi a segunda empresa a registar mais patentes nos EUA (5.837), com a Canon em terceiro (3.285). A Intel Corp (3.023) e a LG Electronics (2.701) encerram o “top 5”.