iCloud e Box já estão disponíveis no Microsoft Office Apps

Depois da Dropbox, é a vez de também a iCloud e Box tornarem-se opções válidas para os utilizadores que trabalham com o Microsoft Office. Por agora, apenas estão só disponíveis no sistema operativo iOS mas o objetivo é expandir a novidade a todos os dispositivos.

office 365

A Microsoft tem escolhido a continuidade como palavra de ordem nas últimas novidades tecnológicas da empresa, mas a aposta na abertura para novas parcerias também poderá ser uma decisão vencedora. As aplicações do Microsoft Office vão disponibilizar a opção de gravar os ficheiros em serviços cloud prestados por terceiros.

Esta possibilidade já existia desde o final do ano anterior devido a uma parceria com a Dropbox que permitia a edição de documentos Office através da aplicação Dropbox nos smartphones. As parcerias aumentam agora com a inclusão da iCloud e Box, serviços que deverão ser disponibilizados na próxima atualização das aplicações do Office da Microsoft.

No entanto, apesar do serviço Dropbox estar disponível tanto para iOS como para Android, a nova atualização estará presente apenas no sistema operativo iOS. Ainda assim, a Microsoft explica que esta parceria com a iCloud e Box deverá ser incluída nas aplicações Windows 10 desenvolvidas como aplicações universais e também no Office para Android.

Kirk Koenigsbauer, vice-presidente corporativo da equipa Office, escreveu numa publicação que o objetivo é que o Office “seja a forma preferida de trabalhar com documentos independentemente de onde estão armazenados”. Por isso mesmo, o desenvolvimento para as restantes plataformas é também uma preocupação “para que, no futuro, seja em que dispositivo, plataforma ou serviço de armazenamento for, os documentos Office estarão a apenas um toque de distância”.

Os utilizadores poderão, então, abrir, editar e gravar documentos armazenados noutros serviços de cloud que não aqueles criados pela Microsoft. A abertura a serviços prestados por terceiros é um marco de mudança para a empresa que se tem pautado por uma política focada em si própria.

Para além desta integração, a Microsoft anunciou ainda a criação de uma plataforma, a Cloud Storage Partner Program, que pretende promover a colaboração entre a Microsoft e outras empresas ou serviços para que o Office Online possa ser incluído em aplicações de terceiros.