IFA 2017: LG apresenta o aguardado V30

A LG acaba de lançar o seu mais recente smartphone, o V30, que tem câmara dupla e grande angular, já que o seu foco é a multimédia. A nova aposta da marca sul-coreana foi apresentada hoje num evento que antecede a IFA 2017, a maior feira de consumo do mundo que decorre de 1 a 6 de setembro em Berlim.

Ainda sem data de lançamento no mercado português, o mais recente equipamento da série V tem funcionalidade de vídeo, fotografia e som premium para uma experiência de topo.

À semelhança do seu antecessor, o smartphone tem dupla câmara traseira. A primeira é de 16MP com uma uma abertura F1.6, para garantir mais luz para fotos mais brilhantes e dinâmicas, e lente Crystal Clear, que oferece cores mais precisas e imagens mais claras que as lentes de plástico. A segunda lente do V30 tem 13 MP e é uma grande angular (F1.9) que permite até 120º. A marca refere que o novo modelo tem uma redução da distorção em menos dois terços comparativamente ao V20. Já a câmara frontal é de 5MP com abertura F2.2.

Uma funcionalidade em destaque é o novo Cine Video da LG que possibilita a produção de vídeos como um profissional, graças aos seus poderosos recursos Cine Effect e Point Zoom. Embora as câmaras tradicionais apenas permitam ampliar o foco do enquadramento, o Point Zoom permite aos utilizadores ampliar qualquer imagem, utilizando o controlo do zoom, independentemente do enquadramento. Por seu turno, o Cine Effect disponibiliza uma palete de 15 predefinições para conferir aos vídeos um look único, como uma mistério, clássico, entre outros.

O LG V30 suporta o LG-Cine Log, que permite capturar vídeos com grande alcance e utilizando uma alargada gama de cores, assim como a gravação com a curva de log gamma para obter a máxima flexibilidade na produção do visual que o utilizador deseja durante a pós-produção.

As câmaras têm ainda Estabilização de Imagem Óptica (OIS), Estabilização Eletrónica de Imagem (EIS) e Auto-Foco Híbrido, Laser Detection Auto Focus e Phase Detection Auto Focus.

O novo LG tem uma espessura de 7,3mm, pesa 158g e é coberto por vidro temperado curvo tanto a frente como a traseira do telemóvel. O V30 possui um ecrã de 6 polegadas OLED FullVision  QHD+  (2880 x 1440) que oferece um tempo de resposta mais rápido e menor distorção e tem Corning Gorilla Glass 5 para alta resistência.

Existe também um novo recurso de Always-on Display (AOD) que em vez de ser um duplo ecrã é agora uma barra flutuante. Quando o ecrã está desligado, o AOD substitui o segundo ecrã fornecendo um atalho para ferramentas rápidas e Music Player sem a necessidade de ligar o ecrã. 

LG+V30+Cloud+Silver

A nível de desempenho, o equipamento promete ser rápido mesmo em condições exigentes graças ao Qualcomm Snapdragon 835 Mobile Platform e aos 4 GB de RAM. O V30 tem duas versões com armazenamento interno de 64GB e 128GB (versão V30+), ambos extensíveis até 2TB através de cartão microSD.

A bateria é de 3.300mAh com Quick Charge 3.0, que carrega 50% da bateria em apenas 30 minutos, e tem carregamento sem fios.

O som também não fui descurado e a LG equipou o novo telemóvel com Hi-Fi Quad DAC com ajuste de áudio, desenvolvido por engenheiros de som da conceituada marca de áudio B&O PLAY e traz auscultadores também dessa fabricante.

O V30 é o primeiro smartphone a suportar a tecnologia MQA (Master Quality Authenticated) que permite o streaming de áudio com alta resolução. O MQA capta o som de estúdio original e transforma-o num pequeno ficheiro tornando o áudio de alta resolução fácil de transmitir.

O smartphone permite a utilização do Daydream, a plataforma do Google que garante uma elevada qualidade em cenários de realidade virtual móvel, e traz o Google Assistant que permite várias interações com o smartphone através de voz. 

O dispositivo tem  Reconhecimento Facial e  Reconhecimento de Voz, que utiliza uma combinação de palavras-chave do utilizador (entre três a cinco sílabas) para desbloquear o V30. O sensor de impressão digital encontra-se na zona traseira do telemóvel para uma segurança rápida e precisa e o código Knock permite que ao tocar num local do ecrã, o telemóvel se desbloqueie.

O V30 responde aos requisitos do Departamento de Defesa dos EUA em termos de durabilidade, tendo passado nas 14 categorias do MIL-STD 810G Transit Drop Test, tornando-o compatível com operações militares. Além do mais pode utilizado em qualquer situação graças à sua resistência IP68 à água e a poeiras.

“A série V sempre apresentou novas tecnologias que contribuem para a criação de conteúdo de alta qualidade e o V30 não perdeu essas raízes”, afirmou Juno Cho, presidente de Mobile Communications, da LG Electronics.

“Com a câmara F1.6 Crystal Clear Lens e modo Cine Vídeo, o LG V30 foi concebido para criar conteúdo profissional sem a complexidade que isso habitualmente implica”, acrescentou o executivo.

O V30 estará disponível nas cores Aurora Black, Cloud Silver, Moroccan Blue e Lavender Violete 2, a partir de 21 de setembro na Coreia do Sul. Para os restantes mercados da  América do Norte, Ásia, Europa, África e Médio Oriente, prevê-se que chegue até ao final do ano. O V30+ só estará disponível em mercados selecionados.