IFA: marcas fazem aquecimento em Berlim

Berlim prepara-se para receber na próxima sexta-feira, dia 4, mais uma edição da IFA (Internationale Funkausstellung Berlin). Entretanto, a partir hoje, as marcas começam a lufa-lufa das apresentações à comunicação social. Aquela que é considerada uma das maiores feiras de eletrónica do mundo – juntamente com a CES e a MWC – serve, sobretudo neste segundo semestre, para marcar o lançamento e o anúncio de vários produtos inovadores para o mercado de consumo. A B!T vai andar por lá.

O centro de eventos Messe Berlin vai ser o palco de todas as emoções. E apesar de ser notório que empresas como a Motorola, a LG e a Samsung não tenham escolhido a capital alemã para os lançamentos do ano, espera-se que haja, mesmo assim, anúncios interessantes.

Comecemos pela sul-coreana Samsung. O Galaxy Unpacked 2015, evento que ocorreu em Nova York a 13 de agosto, onde foi apresentado a estrela da companhia Galaxy Note 5 e o Galaxy S6 edge Plus, parece ter roubado um pouco o potencial dos anúncios em Berlim. No entanto, parece garantida a “aparição” do smartwatch Gear S2. Blogues e sites da especialidade falam ainda de um não confirmado Galaxy Tab Edge, um tablet com ecrã de contornos curvos precisamente “prometido” durante o Galaxy Unpacked 2015 mas que acabou por não dar sinais de vida.

Da chinesa Huawei conta-se com um novo Mate. E surgiu na lista o nome Mate8. Contudo, há quem avance antes com a denominação Mate S, ou Mate 7S. Mas espera-se mais ainda da Huawei, nomeadamente um Android Wear watch, que recentemente apareceu na Amazon, e um equipamento Nexus. A B!T irá hoje mesmo acompanhar a conferência de imprensa e traz-lhe as novidades.

Vamos à Sony. A tradição diz que a marca lança dois produtos de referência este ano. Ora, se o Xperia Z3+ foi lançado em julho, diz quem pode e sabe que vem aí o Xperia Z5.Ou quem sabe mesmo o Xperia Z5+. A ver vamos. Televisões, equipamentos de home cinema e entretenimento, áudio e imagem digital podem igualmente ver a luz do dia.

A Asus deve manter a sua postura Zen com o lançamento do ZenWatch 2. A conferência da companhia está agendada precisamente para hoje na qual convida os consumidores a “experimentar uma linha diversa de inovações empolgantes”. Sem se saber exatamente os projetos, uma coisa é certa: o CEO Jerry Shen disse claramente que a companhia deverá lançar seis ou sete ZenFones em 2016.

Dos lados da Motorola não se sabe muito bem o que contar. A empresa apresentou o Moto G de terceira geração, o Moto X Play e o Moto X Style durante um evento no final de julho. E está agendado um outro evento em setembro na China. Fala-se que para Berlim poderá ter ficadoo lançamento da nova geração do Moto 360, o smartwatch da companhia equipado com Android Wear.

Há ainda quem diga que a LG vai trazer a Berlim o LG G4 Pro e G Pad II.