III Guerra Mundial: Disputa de Patentes

As contendas por patentes são “o pão nosso de cada dia” das empresas tecnológicas contemporâneas. Nestas circunstâncias, a União Europeia mostrou-se hoje determinada em pôr termo aos excessivos, e frequentemente supérfluos, processos legais com que as tecnológicas se flagelam mutuamente.

A UE decretou hoje que a Motorola Mobility quebrou normas impostas pela autoridade ao processar a Apple relativamente a uma alegada infração de direitos de propriedade intelectual.

Deste modo, a Comissão Europeia decidiu que a divisão de dispositivos móveis da Motorola será obrigada a solucionar a sua disputa com a Apple através de discussões mediadas, sem recorrer a qualquer tipo de ação legal.

O órgão executor da UE revelou, ainda, ter aceite uma garantia da Samsung sob a qual a tecnológica comprometia-se a não atacar nenhuma das suas rivais com processos legais caso estas decidam assinar um acordo de licenciamento para smartphones ou para tablets.

Esta nova e necessária postura da União Europeia face às patentes vai possibilitar a mitigação das tendenciais e recorrentes disputas entre as fabricantes de dispositivos móveis, e pretende drasticamente reduzir o volume (irrisório) de processos legais que versem práticas de patenteação, ou o desrespeito pelas mesmas.

“As chamadas “guerras de patentes de smartphones” não deverão ocorrer às custas dos consumidores”, declarou Joaquin Almunia, comissário europeu encarregue da aplicação das leis anti-trust, acrescentando que os proprietários das patentes devem ser devidamente compensados pela utilização das mesmas, mas os que a elas pretendem recorrem deverão também ter acesso a elas “sob termos razoáveis, justos e não-discriminatórios”.

Estes conflitos evidenciam, sem sombra de dúvida, a feroz competição que existe entre as demais empresas do setor tecnológico pelo domínio do mercado lucrativo dos smartphones.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago