Índia lança nave Mangalyaan para chegar a Marte

A Índia pretende ser a quarta nação a chegar ao planeta vermelho. Com esse objetivo, vai lançar amanhã a nave Mangalyaan.

NASA_Mars_RoverO lançamento desta nave, que em Hindu significa “nave marciana”, pretende demonstrar a habilidade tecnológica da Índia e procurar soluções para problemas que afetam o nosso planeta.

Deste modo, o país asiático pretende juntar-se a países como os Estados Unidos da América e União Soviética, que já estudam há anos o planeta vermelho.

“Nós temos muito para descobrir sobre o universo, o sistema solar em que vivemos. Esta tem sido a missão da humanidade desde o início”, diz o presidente da agência Indian Space and Research Organization, K. Radhakrishnan.

“Queremos usar esta primeira oportunidade para lançar uma sonda e colocá-la na órbita de Marte. Assim que o aparelho estiver lá em segurança, vamos conduzir algumas experiências”, acrescenta Radhakrishnan.

O presidente revela que a Índia vê esta missão a Marte como uma demonstração do seu poder tecnológico.

Ainda nenhuma nação teve sucesso na primeira tentativa de explorar Marte e esta é a primeira tentativa do país. Mais de metade das tentativas globais de chegar ao planeta vermelho fracassaram.

No entanto, a agência indiana de exploração espacial admite que o objetivo é ambicioso e que a Índia quer reverter a estatística.