Índia prepara-se para receber Huawei como fabricante local

A Índia há algum tempo que está sob o olhar atento da Huawei, e agora o Ministério dos Assuntos Internos concedeu à licença de produção que esperava há mais de um ano e meio, altura em que, pela primeira vez, requereu permissão para operar no país. Diz a Reuters que este é um dos frutos da campanha de desenvolvimento da economia local a que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, tem dado voz, cujo objetivo é, precisamente, atrair fabricantes estrangeiras e levá-las a estabelecer centros de produção no país.

O presidente do negócio de consumo da Huawei, Allen Wang, afirma que a Índia é um mercado externo de grande importância para a empresa chinesa. Em três anos, de acordo com o executivo, a Huawei pretende conquistar um lugar entre as três maiores marcas do mercado indiano.

O mercado indiano dos dispositivos móveis está a crescer rapidamente, e conta atualmente, segundo dados do portal Statista, com 638,4 milhões de utilizadores de telemóveis. Estima-se que até 2017 este número ultrapasse os 730 milhões.

A Huawei está cada vez mais perto de tornar-se a primeira grande fabricante chinesa de telemóveis a deitar a mão a uma fatia do fértil setor indiano, atenuando as perdas que tem vindo a sofrer no seu mercado doméstico, que atravessa um momento de preocupante estagnação.

A empresa já realizava operações de investigação e desenvolvimento na Índia, mas ao estabelecer uma central de produção no país poderá estar a pavimentar o caminho para que outras fabricantes chinesas entrem neste mercado e possam oferecer produtos mais acessíveis, tendo em conta que os custos de exportação são mitigados e os consumidores indianos valorizam dispositivos de qualidade a preços reduzidos.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

3 dias ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

4 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

5 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

5 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

6 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 semana ago