Indra apresenta simulador avançado de cibersegurança

A Indra vai estar presente no evento sobre Cibersegurança e Privacidade (CySeP), uma iniciativa da KTH Royal Institute of Technology, que se realiza entre os dias 27 e 31 de Outubro em Estocolmo e onde vai apresentar o seu novo simulador avançado de treino em cibersegurança.

indra

Neste encontro, a empresa vai testar as capacidades de um grupo de mais de 50 pessoas que, de forma individual, vão realizar um exercício de computação forense sobre um sistema previamente alvo de um ciberataque.

Destacando-se por reunir alguns dos mais prestigiados especialistas internacionais em cibersegurança, provenientes tanto do meio académico como de empresas privadas, este fórum pretende analisar, através de palestras, exercícios e demonstrações, como pode ser feita a transferência, para empresas e cidadãos, de tecnologias e técnicas disponíveis na área de educação e pesquisa para melhorar a segurança das organizações e garantir a privacidade, integridade e confidencialidade das informações.

O Fórum tem início com uma palestra introdutória sobre computação forense da responsabilidade de Jorge López Hernández-Ardieta, especialista em cibersegurança da Indra e o Professor Jose María de Fuentes da Universidad Carlos III de Madrid.

De seguida, será proposto aos assistentes um exercício prático. Mais de 50 especialistas e estudantes que participam no encontro em Estocolmo vão ligar-se remotamente ao simulador instalado no Centro de Operações de Cibersegurança (i-CSOC) da Indra, em Madrid, para resolver um exercício de computação forense identificando, se possível, a origem e autoria do ataque informático.

Para a realização deste exercício, cada um dos participantes terá um espaço de trabalho individual no simulador, a partir do qual poderá realizar todas as ações necessárias para analisar a rede atacada, recuperar evidencias que sustentam as suas hipóteses e produzir o correspondente relatório forense. Esta tarefa, chave para identificar as vulnerabilidades que permitiram o ataque informático e que compromete o sistema, é imprescindível para evitar novas violações de segurança.

Durante o exercício, o simulador monitorizará de forma automática os participantes, disponibilizando conselhos e pistas sempre que necessário. Além disso, o simulador avaliará a atuação realizada por cada um dos participantes, permitindo-lhes conhecer, no final do exercício e de forma individualizada, a sua pontuação e principais aspetos a melhorar.