Infor lança drone para gestão de ativos

A Infor, provedora de aplicações empresariais, e a Drone Aviation Corp. (DAC) anunciaram uma parceria que resultou na solução Drone Enterprise Asset Management (DEAMS). Esta tecnologia drone oferece manutenção e gestão de ativos mais eficiente e de forma segura.

A Infor e a DAC combinaram as suas tecnologias para que os seus clientes beneficiem da capacidade flexível dos drones para atividades de inspecção e conformidade como as que são necessárias efectuar em plataformas de petróleo, fábricas, vias férreas e outros ativos lineares e não-lineares.

O Infor DEAMS utiliza tethered drones e o Infor ION, um middleware que processa os dados recolhidos pelos sensores internos dos drones e integra-os com o Infor EAM (Enterprise Asset Management). Os dados também podem ser analisados com uma ferramenta de analytics para gerar informações precisas sobre a vida útil do ativo, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e eficaz.

Segundo a empresa, o DEAMS pode trazer amplos benefícios às empresas pois os drones, possuem câmaras avançadas que conseguem capturar imagens de alta qualidade que podem mostrar detalhes de um item que está a ser inspecionado, detetando, por exemplo, falhas que de outra forma poderiam levar mais tempo a serem descobertas ou ajudar num plano preventivo de manutenção para evitar pausas na actividade de uma máquina.

Além do mais, estes sistemas de aviões não tripulados podem ser operados durante horas com a energia e os dados a serem transmitidos de forma segura ao operador pelo cabo. 

“A nossa visão para a tecnologia drone sempre se estendeu além do hardware físico em si, encaramos o drone como uma extensão crítica da rede onde os sensores são capazes de capturar e retransmitir dados essenciais e informações para os utilizadores em tempo real. Através da parceria com a Infor e com a criação da solução DEAMS, estamos a tornar essa visão em realidade e a ajudar os clientes numa ampla gama de indústrias”, comentou Jay Nussbaum, presidente e CEO da Drone Aviation Corp. “A experiência da Infor em análise de dados torna-os um parceiro ideal no desenvolvimento desta solução única de ponta a ponta”.

“Os nossos clientes operam em ecossistemas cada vez mais complexos, muitos dos quais incluem orçamentos cada vez mais pequenos e infraestruturas antiquadas que dependem fortemente da maneira como os recursos e ativos são geridos. Com a solução DEAMS, os clientes são capazes de adotar uma abordagem automatizada para a manutenção de ativos e realocar pessoal para executar outras tarefas essenciais”, disse Wayne Bobby, vice-presidente da Infor Federal. “Esta solução foi desenvolvida especificamente para fornecer gestão de ativos eficiente, confiável e segura para obter conformidade e maximizar o ciclo de vida do produto”.