IDC promove “clássico” Directions

A economia nacional continua a enfrentar alguns entraves estruturais, o que se deve ao peso do Estado na economia, à escassez de qualificação dos recursos humanos e à diminuta competitividade e produtividade das empresas nacionais. Contudo, aos poucos, tem-se verificado uma lenta recuperação, sendo que o novo Quadro Comunitário de Apoio até 2020, criado em 2014, tem contribuído para este crescimento, apresentando incentivos na ordem dos 22 mil milhões de euros que, durante os próximos seis anos, serão destinados à economia nacional.

Adicionalmente, enfrentamos também uma progressiva transformação tecnológica, que, segundo a IDC, se designa por 3ª plataforma tecnologia, de inovação e crescimento, que assente em quatro pilares – mobilidade, serviços cloud, tecnologias sociais e Big Data. A IDC acredita que “as organizações podem obter ganhos de competitividade superior, quer para suportar processos de internacionalização, quer para aumentar a eficiência operacional, inovar ao nível da oferta e tornaram-se mais ágeis e capazes de se adaptarem às condições de mercado”.

Até 2020 a IDC prevê o início da fase mais crítica da 3ª plataforma, uma fase “caracterizada por “aceleradores de inovação” que estendem radicalmente as capacidades e aplicações da 3ª plataforma, como é o caso da Internet das Coisas (IoT), Wearable Computing, Drones, Robótica, Impressão 3D, Sistemas Cognitivos, Biologia Sintética, Interfaces Naturais de Computação, etc”.

Face a este crescimento e transformação tecnológica, a IDC perspetiva que a 3ª plataforma redefinirá a liderança em todos os setores económicos, bem como na administração pública.

A conferência contará com a presença de mais de 15 oradores, com destaque para Steven-Frantzen, vice-presidente da IDC, e José Tribolet, professor catedrático e diretor do departamento de engenharia informática do IST e presidente da comissão executiva e do conselho de diretores do INESC. O evento terá ainda a participação dos membros do CIO COUNCIL, um conjunto de personalidades reconhecidas pela IDC como líderes na gestão da inovação e tecnologia em Portugal.

O programa da IDC Directions 2015 inclui também um almoço de executivos entre diversos setores, nomeadamente, na área do retalho, produção, energia, Internet das Coisas, financeira, governamental e de saúde.

O valor da inscrição são 553,50 euros, com acesso à conferência, documentação e refeições.

 

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago