IDC promove “clássico” Directions

A economia nacional continua a enfrentar alguns entraves estruturais, o que se deve ao peso do Estado na economia, à escassez de qualificação dos recursos humanos e à diminuta competitividade e produtividade das empresas nacionais. Contudo, aos poucos, tem-se verificado uma lenta recuperação, sendo que o novo Quadro Comunitário de Apoio até 2020, criado em 2014, tem contribuído para este crescimento, apresentando incentivos na ordem dos 22 mil milhões de euros que, durante os próximos seis anos, serão destinados à economia nacional.

Adicionalmente, enfrentamos também uma progressiva transformação tecnológica, que, segundo a IDC, se designa por 3ª plataforma tecnologia, de inovação e crescimento, que assente em quatro pilares – mobilidade, serviços cloud, tecnologias sociais e Big Data. A IDC acredita que “as organizações podem obter ganhos de competitividade superior, quer para suportar processos de internacionalização, quer para aumentar a eficiência operacional, inovar ao nível da oferta e tornaram-se mais ágeis e capazes de se adaptarem às condições de mercado”.

Até 2020 a IDC prevê o início da fase mais crítica da 3ª plataforma, uma fase “caracterizada por “aceleradores de inovação” que estendem radicalmente as capacidades e aplicações da 3ª plataforma, como é o caso da Internet das Coisas (IoT), Wearable Computing, Drones, Robótica, Impressão 3D, Sistemas Cognitivos, Biologia Sintética, Interfaces Naturais de Computação, etc”.

Face a este crescimento e transformação tecnológica, a IDC perspetiva que a 3ª plataforma redefinirá a liderança em todos os setores económicos, bem como na administração pública.

A conferência contará com a presença de mais de 15 oradores, com destaque para Steven-Frantzen, vice-presidente da IDC, e José Tribolet, professor catedrático e diretor do departamento de engenharia informática do IST e presidente da comissão executiva e do conselho de diretores do INESC. O evento terá ainda a participação dos membros do CIO COUNCIL, um conjunto de personalidades reconhecidas pela IDC como líderes na gestão da inovação e tecnologia em Portugal.

O programa da IDC Directions 2015 inclui também um almoço de executivos entre diversos setores, nomeadamente, na área do retalho, produção, energia, Internet das Coisas, financeira, governamental e de saúde.

O valor da inscrição são 553,50 euros, com acesso à conferência, documentação e refeições.

 

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 dia ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

2 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

5 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

6 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

1 semana ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

1 semana ago