Intel Developer Forum | IoT, drones e novos processadores

Os processadores Kaby Lake, o módulo para Internet das Coisas Joule, drones e realidade virtual estiveram em grande destaque na abertura do Intel Developer Forum, em São Francisco.

Na apresentação de arranque, o CEO da Intel Brian Krzanich destacou a 7ª geração de processadores Intel Core, Kaby Lake. Esta geração tornará os vídeos em 4K mais acessíveis aos consumidores, potenciando imagens e vídeos mais realistas e nítidos. No evento, foi anunciado que a Intel e a Sony Pictures Home Entertainment (SPHE) estão a colaborar para tornar os vídeos da SPHE em 4K disponíveis em computadores com os novos processadores da empresa.

Durante a Keynote, Brian Krzanich introduziu também o Joule compute module, um painel direcionado a programadores, empreendedores e empresas na Internet das Coisas. Este módulo permite passar de um conceito a um protótipo e posteriormente à produção por metade do tempo e custos de desenvolvimento associados.

Esta plataforma Joule é um system-on-module (SOM) de alto desempenho, em tamanho compacto e de baixo consumo (pode ver-se na foto). As áreas de aplicação ideais são computação, robótica, drones, IoT industrial, VR, AR, micro-servidores e outras aplicações que requerem computação de ponta. O módulo Intel Joule encontra-se disponível em dois modelos – 570x e 550x e ficou disponível para venda durante o IDF em São Francisco, sendo depois comercializado a partir de setembro.

Outro dos tópicos abordados pelo CEO da Intel foi o dos drones. A empresa tem estado focada na criação de novas tecnologias nesta área e Krzanich já fez demonstrações de voo em vários grandes eventos, incluindo o CES 2016 em Las Vegas. Desta vez, trouxe um painel que reuniu líderes da indústria como Ronie Gnecco, da Airbus, Earl Lawrence da  Federal Aviation Administration, Shan Phillips, CEO da fabricante de drones Yuneec e Art Pregler da AT&T. Anil Nanduri e Natalie Cheung da Intel  discutiram com eles as novas tecnologias e funcionalidades para developers neste segmento.

Adicionalmente, a Intel anunciou as pré-vendas da Aero Platform para UAVs, desenhada de raiz para suportar drones. A empresa voltou a mostrar o galardoado Yuneec Typhoon H com tecnologia RealSense, que utiliza navegação inteligente para evitar obstáculos e traça percursos alternativos.