Intel Security desenvolve segurança para Internet das Coisas no setor médico

A Intel Security, em cooperação com a Onyx Healthcare, empresa especializada em tecnologia médica, integrou sua expertise em segurança às linhas de produtos da Onyx, ajudando-a a atender as regulamentações internacionais e a garantir a excelência em segurança, em especial nos equipamentos de monitorização médica.

saúde TI

Serão agregados aos sistemas da Onyx a tecnologia de proteção do McAfee Application Control e McAfee Complete Data Protection, com o objetivo de proteger os dados confidenciais dos pacientes e garantir que a posição de renome da Onyx não seja afetada por incidentes de segurança digital.

De acordo com a Intel Security, o McAfee Application Control foi desenvolvido para permitir que somente aplicações confiáveis sejam executadas após serem implantadas numa localização empresarial ou remota. A solução ajuda a evitar alterações não autorizadas nos dispositivos de controlo e emite alertas no caso de tentativas de alterações não desejadas. A combinação potente de recursos da tecnologia fornece proteção aprimorada para dispositivos contra ataques de dia zero, reduz danos locais e limita os ciclos de aplicação de patches comuns de outras abordagens de segurança.

O McAfee Complete Data Protection destina-se a proteger os sistemas Onyx com criptografia de dados potente. De modo significativo, a tecnologia também controla e monitoriza o acesso aos sistemas que contêm dados confidenciais de pacientes.

“Ao entrarmos no mundo de IoT, os sistemas de saúde nas redes estão cada vez mais a ser atacados devido às informações valiosas contidas neles, portanto, algo precisa mudar”, disse Tom Moore, vice-presidente da WW Embedded Sales. “Essas tecnologias mudarão a situação atual, pois os antivírus padrão não protegem contra ataques de dia zero e ataques internos. Além disso, funcionários locais do hospital cometem erros, não aderem às políticas de segurança ou os dispositivos podem não ser atualizados regularmente, pois nem sempre estão na rede.”

“Proteger não apenas os nossos dispositivos, mas também as informações pessoais valiosas dos nossos clientes que estão em tais dispositivos é a nossa prioridade agora, muito mais do que antes”, disse John Chuang, presidente da Onyx nos Estados Unidos. “O paciente é o centro do nosso universo. Na Onyx, desenvolvemos os nossos sistemas de acordo com a experiência do paciente. Se o paciente não pode confiar nos nossos sistemas para proteger as suas informações pessoais valiosas, a experiência é arruinada. Ao integrar recursos de segurança avançados fornecidos por um líder confiável, como a Intel Security, a Onyx é posicionada de modo exclusivo a fornecer globalmente sistemas para hospitais e pacientes.”

A Intel Security lançou recentemente com o Atlantic Council um estudo de segurança de dispositivos médicos na rede. O relatório intitulado The Healthcare Internet of Things: Rewards and Risks está disponível online gratuitamente.

*Jocelyn Auricchio é jornalista da B!T no Brasil