Intel terá novo processador de 18 núcleos

A Intel está a planear ter o seu novo processador 18-core pronto já em 2015. Já está em produção uma variante da Broadwell-EP ou EX-Xeon.

intel41813Segundo rumores, os processadores de alto desempenho fariam parte da família Broadwell e teriam o seu lançamento marcado até daqui a dois anos.

Atualmente está a ser estudada a nova linha de processadores, baseados no próximo nível de construção de apenas 14 nanómetros, para ter 18 núcleos num único chip.

A fabricante está também a planear firmar parcerias com produtores de software para garantir que o potencial pleno de todos esses núcleos múltiplos seja aproveitado, pois de nada adianta uma enorme quantidade deles se todos não estiverem em funcionamento para aumentar o desempenho da máquina.

O objetivo da Intel não é aumentar a velocidade dos núcleos, mas sim aumentar o seu número, conseguindo uma eficiência energética mais elevada sem comprometer o nível de aquecimento do chip. Assim, torna-se útil nos pc/desktop e nos tablets.

A Intel também gostaria de aplicar a mesma arquitetura de chips a notebooks ou a dispositivos portáteis e está bastante preocupada com o seu gasto energético e temperatura. Os trabalhos nesse sentido estão a ter avanços muito positivos e a empresa parece estar perto de criar processadores multiuso.