Inteligência artificial pode ajudar a salvar o planeta

A IBM deu a conhecer cinco projetos à escala mundial que utilizam soluções de Inteligência Artificial com o objetivo de promover a sustentabilidade.

No âmbito do Dia Mundial da Terra, a IBM deu a conhecer cinco projetos da companhia à escala mundial que utilizam soluções de Inteligência Artificial com o objetivo de promover a sustentabilidade e transformar o nosso Planeta num local melhor para vivermos e trabalharmos.

Para melhorar a qualidade da água, investigadores da IBM em San Jose, Califórnia, estão a desenvolver pequenos microscópios 3D, autónomos e com capacidades de IA incorporadas, ligados em rede cloud, para monitorizar o plancton – que funciona como sensor biológico e natural da saúde aquática – em tempo real e medir a saúde do abastecimento de água.

Em terra, investigadores na Índia estão a trabalhar em soluções baseadas em IoT para ajudar os pequenos agricultores a tirar partido da Inteligência Artificial para melhor prever o estado das plantas e gerir da melhor forma o rendimento das colheitas.

No ar, cientistas na África do Sul estão a utilizar dados de sensores de IoT, machine learning e modelos cognitivos para melhor compreender a poluição e ajudar a desenvolver estratégias que permitam uma intervenção mais eficaz.

Sob o sol, uma equipa na África do Sul construiu uma aplicação gratuita que calcula o uso de energia por cada indivíduo, por forma a incentivar a adoção de energia solar em África.

Investigadores na China estão a trabalhar em estações de monitorização de tráfego, condições climatéricas e do meio ambiente para prever e otimizar o consumo de energia – numa continuação do projeto da IBM com a Green Horizons.