IPST e Fundação Vodafone lançam plataforma Dador

Foi apresentada, em Lisboa, a nova plataforma “Dador” que apela à dádiva de sangue através da tecnologia e das redes sociais.

Plataforma DadorA plataforma Dador foi desenvolvida de raiz pela Fundação Vodafone Portugal, em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação. Pode ser acedida a partir de uma aplicação para smartphones Android e iOS, através do website e do Facebook, e fornece informações sobre o estado da reserva nacional de sangue, os grupos sanguíneos mais procurados em cada momento e os locais mais próximos para a dádiva.

Esta plataforma permite uma interação contínua e eficiente entre o IPST e os atuais dadores, permitindo o seu registo, configurar alertas específicos e ainda definir notificações diretas. Em caso de necessidade acentuada de um tipo de sangue, a plataforma possibilita também ao IPST acionar um alerta a toda a base de utilizadores registados compatíveis com o grupo sanguíneo em falta.

A plataforma permite comunicar e envolver toda a população que ainda não é dadora e informar o cidadão sobre as condições gerais de saúde para a dádiva.