ISQ recebe maior fatia do orçamento para projeto Waterwatt

O ISQ vai ser responsável pela maior fatia do orçamento de 1,8 milhões dedicados ao projeto europeu Waterwatt, totalizando 350 mil euros. O objetivo do programa, que arranca já amanhã, é aumentar a eficiência energética nos circuitos de água industriais.

O propósito do Waterwatt é a “Melhoria da eficiência energética nos circuitos de água industriais usando gamificação para auto-avaliação online, benchmarking e suporte a decisões económicas”, uma melhoria em pelo menos 10%. O financiamento vem do programa europeu de apoio à Investigação e Desenvolvimento, Horizonte H2020, e a duração prevista é de 36 meses.

É um programa coordenado pela DECEHEMA, a Associação Química Alemã, sendo o ISQ o único parceiro português, num consórcio constituído por seis entidades da Alemanha, Noruega, Itália e Reino Unido. A participação do ISQ será feita através do seu Sustainable Innovation Centre, uma unidade que desenvolve investigação aplicada nas áreas de Energia, Ambiente e Segurança. Será responsável pelo desenvolvimento da modelação e otimização da eficiência energética dos circuitos de água industriais.

Na génese do WaterWatt está a constatação de que os circuitos de água industrial são negligenciados nas prioridades de beneficiação, apesar do papel fundamental nos processos de produção. A ideia é estudar e modelar os circuitos de água típicos de 10 empresas com consumo intensivo de energia e água, que constituirão os casos-piloto. Estas empresas operam nos sectores do Aço, Metais não Ferrosos, Industria Alimentar, Pasta de Papel, Refinação e Químico.

Essa informação será colocada na Plataforma E3 = Energy Efficiency Evaluation, disponível gratuitamente online, que permitirá aos utilizadores industriais realizarem um diagnóstico dos circuitos de água da sua indústria e fazerem uma análise comparativa da sua eficiência com valores de referência do sector. Os utilizadores terão também acesso a ferramentas de simulação de soluções técnicas alternativas, mais eficientes.

Com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos utilizadores, a plataforma utilizará técnicas de gamificação – uma fórmula que recorre a técnicas lúdicas, típicas dos jogos, que neste caso irão incentivar os utilizadores a reter conceitos e práticas de eficiência energética, com menor esforço.

“O papel de destaque que o ISQ assume neste projeto deve-se ao reconhecimento do trabalho realizado na coordenação de dois projetos Europeus alinhados com esta temática, MAESTRI Total Resource and Energy Management Systems for Process Industries e LIFE SWSS – Smart Water Supply System”, justifica o instituto português. O ISQ considera que se trata de “mais um passo” para se posicionar “na vanguarda no domínio da Sustentabilidade Industrial, no contexto europeu, premiando a sua aposta de longa data no desenvolvimento de competências neste sector e cumprindo a sua missão de apoio científico-tecnológico à indústria nacional.”