Jovens empreendedores mostram ideias de negócio no Porto

A Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, que se realiza de 5 a 7 de junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, vai reunir os 50 melhores projetos nacionais selecionados durante 1ª Edição do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores da Fundação da Juventude.

O concurso, que fomenta a geração de ideias e de negócios inovadores, envolve cerca de 140 participantes de 40 instituições de ensino e possui duas categorias, Ensino Secundário e Ensino Universitário. 

Durante três dias, um painel de jurados compostos por empresários, gestores e representantes de instituições ligadas ao empreendedorismo irão avaliar os projetos em exposição. Os prémios têm um valor total de cerca de 17.000 euros, que incluem inscrições num Programa Avançado em Empreendedorismo apoiado pelo Santander Totta e vales de incubação gratuita nos Ninhos de Empresas do Porto ou Lisboa da StartUP Juventude.

«Formar toda uma nova geração de jovens empreendedores é formar uma geração de jovens com espírito de iniciativa, de criatividade, de inovação, de liderança e de resiliência, com a capacidade de acrescentarem valor à envolvente e à sociedade na qual estão inseridos. Em parte, é isto que distingue os conceitos de intrapreneurship e enterpreneurship que a sociedade civil deve exigir como uma prioridade na educação das novas gerações», indica, em comunicado, Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude.

De acordo com a Fundação, o Concurso Nacional de Jovens Empreendedores e a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores visam distinguir a inovação, a criatividade e o talento dos jovens, estimulando a capacidade analítica, o espírito crítico, a capacidade de expressão e de argumentação e a criatividade em contexto de deteção de oportunidades de negócios.

As iniciativas contam com o apoio do Santander Totta, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Brisa, além de parcerias estratégicas com o IAPMEI, o Instituto Português da Juventude e do Desporto, IEFP e a Câmara Municipal do Porto.