Kaspersky Anti-Ransomware Tool for Business disponível gratuitamente em todo o mundo

A Kaspersky Lab anunciou o lançamento do Kaspersky Anti-Ransomware Tool for Business de forma gratuita para utilizadores em todo o mundo. Esta ferramenta tem o objetivo de complementar a segurança para ransomware ao identificar padrões de comportamento típicos destes ataques, bem como proteger endpoints Windows.

De acordo com o estudo Riscos de Segurança de TI de 2016, realizado pela Kaspersky Lab, existiu um aumento considerável, de quase seis vezes, no número de ataques de ransomware a empresas (de 27 mil em 2014-2015 para 158,6 mil em 2015-2016) sendo que as PME´s são as mais atingidas com 42% a serem vítimas de ataque no nos últimos 12 meses.

A empresa de cibersegurança recomenda a utilização de diversas abordagens e tecnologias de proteção e o Kaspersky Anti-Ransomware Tool for Business para proteção pois a solução é capaz de combater ransomware, em particular, sua forma mais perigosa, o cryptomalware.

A ferramenta Kaspersky  associa duas tecnologias principais:

1) Kaspersky Security Network – serviço com base na nuvem, especializado no processamento de fluxos de dados relacionados à segurança virtual de milhões de participantes voluntários de todo o mundo. Com ela, a inteligência de segurança da Kaspersky Lab fica disponível em questão de segundos, garantindo tempos de reação mais rápidos e a continuidade de elevados níveis de proteção.

2) Inspetor do Sistema – tecnologia de segurança proativa que verifica todos os eventos importantes do sistema, incluindo criação e modificação de arquivos e configurações do sistema operativo, execução de programas e troca de dados pela rede. Tudo isto é registado e analisado e, caso haja indícios de operações maliciosas a serem executadas, é possível bloquear e revertê-las, evitando que a infecção alastre.

“Em 2015, as soluções da Kaspersky Lab protegeram 443.920 utilizadores e clientes corporativos do mundo inteiro contra o ransomware. Os nossos especialistas monitorizaram o crescente problema do cryptomalware e desenvolveram esta ferramenta simples, disponível gratuitamente, para ajudar a combater essa ameaça cada que ataca cada vez mais recursos críticos para os negócios. As PMEs não costumam ter know-how em segurança suficiente para avaliar ou comparar as dezenas de ferramentas de segurança existentes no mercado. O Kaspersky Anti-Ransomware Tool for Business é compatível com soluções de segurança de terceiros e deve ser usada como medida complementar no combate ao ransomware. Decidimos distribuí-la gratuitamente para que empresas tenham a oportunidade de avaliar o poder das tecnologias da Kaspersky Lab” – explicou em comunicado Konstantin Voronkov, chefe de gestão de produtos de endpoint da Kaspersky Lab.

Para fazer o download gratuito do Kaspersky Anti-Ransomware Tool for Business, compatível com as soluções de proteção de terceiros, clique aqui.