Kaspersky e AVL desenvolvem solução para carros conectados e autónomos

As empresas apresentaram o Secure Communication Unit (SCU) na última edição do New Mobility World / IAA 2017, que demonstrou as possibilidades de comunicação à prova de interferências entre os componentes do veículo, o automóvel conectado e o exterior.

Os veículos conectados e autónomos são cada vez mais alvos de ataques de cibercriminosos e como tal a Kaspersky Lab e a AVL Software & Functions GmbH desenvolveram uma solução que visa ajudar a indústria automóvel a tornar as comunicações mais seguras.

O protótipo da solução de segurança permite comunicação à prova de interferências entre os componentes do veículo, o automóvel conectado e a sua infraestrutura de comunicação externa. O  Secure Communication Unit tem como objetivo tornar os veículos conectados seguros desde o seu fabrico, independentemente do software utilizado ou dos sistemas de terceiros que estes tenham instalados.

Segundo as empresas, o SCU é uma unidade de controlo da transmissão da comunicação, que conecta várias subredes e/ou controladores da rede do veículo, que atua como uma única via que protege os fluxos de entrada e saída das comunicações. Tendo em conta as políticas de cumprimento da segurança para prevenir o contacto involuntário entre vários componentes do automóvel, o software ajuda a garantir comunicações sem interferências dentro da rede do veículo.

A plataforma de software da SCU inclui o sistema operativo Kaspersky OS, que elimina a hipótese existir um funcionamento não registado, mitigando assim o risco de ciberataques mesmo no caso de um código não autorizado ser integrado;  o motor de políticas de segurança Kaspersky Security System, que define o âmbito e o tipo de interação entre os vários componentes; um canal de confiança através do uso de criptoalgarismos e um nível de proteção dos serviços baseado nas capacidades do hardware.

“Com o ecossistema do automóvel moderno a tornar-se cada vez mais complexo e interligado, não é surpresa que as preocupações com a cibersegurança surjam entre os consumidores e na própria indústria automóvel. Mesmo sabendo que as oportunidades e vantagens são óbvias, a necessidade de ter os sistemas seguros ainda existe. É por isso que decidimos dar este grande passo em frente com o nosso protótipo de comunicações seguras do automóvel, garantindo que as oportunidades que a interconetividade nos trazem não se tornam em fracassos”, afirma, em comunicado, Andrey Doukhvalov, Diretor de Tecnologias do Futuro e Chefe de Arquitetura de Segurança na Kaspersky Lab.

A SCU está disponível para OEMs, ODMs, integradores de sistema e programadores de software em todo o mundo.