Knok Healthcare é portuguesa e está na lista de inovações de revolução da saúde

A revista Wired publicou um artigo onde selecionou as dez inovações mundiais que estão a revolucionar os cuidados da saúde. José Bastos, CEO da Knok surge em quarto lugar da lista.

Receber o médico em casa e prevenir viagens às urgências é o serviço que a aplicação Knok Heathlcare. Permite ao utilizador escolher o médico e ele irá encontrá-lo a qualquer hora, em qualquer lugar.

A aplicação que para já está em funcionamento apenas em Lisboa, Porto e Vila Real pretende alargar para todo o pais e para Espanha, durante 2017. Os utilizadores, para já só em iOS conta com dez mil utilizadores. Em março, o aumento vai acontecer quando for lançada utilização para Android.

A necessidade da aplicação deve-se à inovação “consumer driven”. O CEO José Bastos perdia tempo em urgências, a ser atendido por médicos diferentes, sempre que os filhos ficavam doente. Por isso criou a aplicação que dá a resposta de um “serviço de medicina primária de qualidade, acessível e rápido, que evite idas desnecessárias às urgências.” Conta o comunicado da Knok.

A questão adensa-se com o impacto que tem conseguirem dar acesso à medicina às camadas mais frágeis, principalmente aos idosos. Esta aplicação também facilita o contato com o Serviço Nacional de Saúde; também na questão dos idosos, que vivem em zonas menos populosas, a tecnologia permite tornar a deslocação do médico mais eficiente. A relação da Knok também existe com os hospitais privados sendo que estes estão focados em especialidades hospitalares e cirúrgicas. Facilita também o contato com as seguradoras, “a quem trazemos poupanças quando comparam o custo de uma consulta nas urgências de um hospital privado com uma consulta KNOK.”

As vantagens para os pacientes centram-se na possibilidade da escolha do médico, através das críticas obtidas no perfil do médico, a consulta tem marcação automática e não tem limite de tempo. Durante todo o processo não existe transação presenciais de dinheiro e a consulta tem peço estabelecido desde a marcação. Para os médicos facilita principalmente no estabelecimento de agenda e na relação pessoal que é criada com o paciente.