Konica Minolta compra empresa de videovigilância

A Konica Minolta chegou a acordo com os acionistas da Mobotix para a aquisição de 65% do seu capital. Esta empresa alemã, fundada em 1999, é especialista em videovigilância.

Trata-se de um negócio interessante para a empresa japonesa, conhecida pelos seus equipamentos de escritório. A Konica Minolta tem uma série de planos para a utilização das tecnologias da Mobotix em novas soluções, incluindo monitorização em lares de idosos e soluções descentralizadas de segurança de rede.

Algumas das tecnologias de ponta da Mobotix incluem câmaras IP de processamento descentralizado (“edge computing”), compressão de dados de imagem e tecnologias analíticas de dados de imagem. Uma vez que a aquisição não é total, permitindo apenas à Konica Minolta uma posição maioritária, as duas empresas adiantam que pretendem chegar a acordo para os futuros desenvolvimentos tecnológicos nesta área da videovigilância.

Um dos acionistas da Mobotix é a Dr. Ralf Hinkel Holding GmbH, a estrutura do inventor que criou a empresa no final dos anos noventa. Ralf Hinkel vai manter-se no conselho da Mobotix.

A aquisição, diz a Konica Minolta, pretende atingir três objetivos principais:

1. Oferta de soluções de segurança de “próxima geração” através de cooperação em tecnologias próprias de ambas as empresas. A Konica Minolta planeia oferecer soluções descentralizadas de segurança de rede através dos seus sistemas ópticos – incluindo o 3D-LiDAR de alta precisão, que faz o scanning sem erros ou relatórios com falhas em vastas áreas – mas também do software de gestão de vídeo e câmaras IP de processamento descentralizado (VMS) com processador diversificado.

2.- Desenvolvimento do workflow de soluções a nível vertical. Utilizando a tecnologia das câmaras IP com processamento descentralizado e o software VMS da Mobotix, a Konica Minolta pretende desenvolver novos produtos (como o “Cares Support Solutions”) para monitorizar residentes em lares de idosos ou soluções de monitorização de workflow em fábricas, ajudando na inovação.

3. Alargamento da distribuição dos produtos e serviços Mobotix: A nova acionista maioritária vai alargar a distribuição dos produtos e serviços de soluções da Mobotix, tirando partido da sua rede de vendas e apoio pós-venda a nível global, bem como sistemas de serviços.

Leia também : Bit2Me adquire Dekalabs