Konica Minolta reduz emissões de CO2

A Konica Minolta divulgou o CSR Report 2014, documento que visa formalizar e dar conhecimento publicamente das suas iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa (CSR) onde indica que reduziu em 57.000 toneladas as emissões de CO2 da sua atividade no ano de 2014 por comparação com 2005. 

konica minolta

Este relatório da multinacional japonesa, especialista em soluções de impressão e gestão documental, apresenta as atividades desenvolvidas pela empresa no que toca as áreas de ambiente, clientes, parceiros de negócios, colaboradores e sociedade em geral e inclui ainda o Plano Ambiental da Organização a Médio Prazo para 2016 que define objetivos específicos a serem atingidos até ao ano fiscal de 2016.

A empresa aposta na criação de inovação ambiental em cada fase do seu negócio, assentando em três pilares: Produtos Green (planeamento e desenvolvimento de produto), Fábricas Green (aquisição e produção) e Marketing Green, que passa pela distribuição, vendas e serviço, até à recolha e reciclagem. Este esforço prende-se com a necessidade de reduzir o impacto ambiental e também, de aumentar o valor corporativo, objetivo este que passa a ser medido, pela primeira vez, no plano de médio prazo da empresa.

O CSR Report 2014 apresenta ainda como principal objetivo a redução em 80% das emissões de CO2 durante o ciclo de vida do produto até 2050, em comparação com os níveis de 2005.

O trabalho para a redução do impacto ambiental e para o crescimento do valor da empresa estende-se para além do Grupo Konica Minolta, abrangendo a colaboração com os fornecedores a montante. Os esforços desenvolvidos conjuntamente com os fornecedores para a redução de custos e de emissões de CO2 resultaram, no ano fiscal de 2013, numa redução de emissões de cerca de 1.800 toneladas e um decréscimo em 6,8% das emissões de dióxido de carbono em toda a cadeia de valor associada à atividade da Konica Minolta, em comparação com o ano de 2012.

Ao lançar o plano de médio-prazo, a Konica Minolta reforça a sua intenção de oferecer produtos e soluções que respondam aos desafios dos seus clientes mas também da sociedade em geral. Ao mesmo tempo, sobe a fasquia no que toca as práticas de CSR com vista a cumprir as suas responsabilidades sociais e a ser percecionada como uma “empresa inovadora, robusta e em constante evolução, cada vez mais global e vital para a sociedade”, assente na filosofia da “Criação de Um Novo Valor”.