Lenovo e Intel apresentam experiências mais seguras de autenticação online

A Lenovo é a primeira empresa a comercializar a FIDO, um autenticador certificado integrado diretamente nos PCs Windows para uma autenticação mais simples e segura na utilização de sites populares como PayPal, Google, Dropbox e Facebook.

81% das falhas de informação do ano passado envolveram passwords fracas, roubadas ou por defeito e os ataques de phishing aumentam 65% ao ano. Proteger a identidade, pricavidade e todos os tipos de dados online é hoje mais importante que nunca – requerendo práticas de segurança mais robustas. A Lenovo e a Intel anunciaram hoje o primeiro PC com medidas de autenticação para ajudar a navegação, trabalho e compras online dos utilizadores.

Usando o Intel Online Connect com processadores Intel Core de 7ª e 8ª geração, os mais recentes equipamentos da Lenovo, integram autenticadores certificados FIDO directamente no PC, conferindo uma autenticação online mais simples e segura ao aceder a sites populares.

“Estar sempre online é hoje indispensável no nosso quotidiano neste mundo digital. As pessoas precisam de uma segurança descomplicada que as proteja no momento de aceder a bancos, compras e redes sociais”, refere Johnson Jia, Senior Vice President do Lenovo’s PCs and Smart Devices Product Group. 

Com esta parceria com a Intel para oferecer soluções cerificadas pela FIDO estamos um passo à frente das questões de segurança online com uma experiência simples e rápida de autenticação e reduzindo a dependência total de passwords”, acrescenta o executivo.

Em vez de depender das passwords como única credencial para aceder a websites, os utilizadores têm agora uma forma mais segura para fazer log in com o dedo no leitor biométrico integrado através do Universal Authentication Framework (UAF), ou com o clique de um botão no ecrã em tempo real através do Universal de dois fatores (U2F). Com estes autenticadores FIDO integrados, os websites usam chaves de segurança que estão protegidas no interior do hardware do PC, aumentando em muito a segurança e reduzindo a possibilidade de fraude.

Com a Autenticação biométrica UAF com o toque de um dedo no leitor de impressões digitais biométrico inserido no PC, os utilizadores podem autenticar-se facilmente na conta PayPal.

Já com o U2F com autenticação de dois fatores incluída é um fator de segurança adicional é incorporado no processo de autenticação depois dos utilizadores efetuarem o login num website usando o seu ID e passaword comum. Em vez de usar uma chave de segurança separada ou um código de SMS, a autenticação de dois fatores é colocada no PC para identificar o utilizador e direciona-o para um botão que permite aceder a sites como Google, Facebook, Dropbox.

O Intel Online Connect será disponibilizado através do Lenovo System Update e do Lenovo App Explorer em todos os portáteis Lenovo com processadores Intel Core de 7ª e 8ª geração que têm o Intel SGX.

Lista de produtos compatíveis incluem o Yoga 920, IdeaPad 720S, ThinkPad X1 Tablet (2ª geração), ThinkPad X1 Carbon (5ª geração), ThinkPad Yoga 370, ThinkPad T570, ThinkPad P51s, ThinkPad T470s, ThinkPad X270 e ThinkPad X270s.