Lenovo e Intel vão criar o maior supercomputador alemão de próxima geração

As empresas unem-se para criar o SuperMUC – NG, um supercomputador que será instalado no Centro de Supercomputação de Leibniz de Munique (LRZ) e estará preparado para responder aos crescentes desafios críticos nas áreas ambiental, astrofísica e biomédica.

O SuperMUC-NG fornecerá uma capacidade de 26.7 petaflops com capacidade para quase 6.500 nodes dos servidores ThinkSystem SD650 da próxima geração, recentemente lançados pela Lenovo, com processadores Intel Xeon Platinum com Vetores de Extensões Avançadas da Intel (Intel AVX 512) e interligados com a arquitetura Intel Omni-Path.

O sistema também incluirá a integração do Lenovo Intelligent Computing Orchestrator (LiCO), uma poderosa ferramenta de gestão com uma GUI intuitiva que ajuda a acelerar o desenvolvimento de aplicativos HPC e AI, bem como componentes baseados em clouds e que permite aos investigadores do LRZ obterem ainda maior liberdade para virtualizar, gerar e partilhar um alargado conjunto de dados.

O novo supercomputador beneficia da experiência técnica da Intel e da tecnologia de última geração de refrigeração da Lenovo, o Energy Aware Run-Time (EAR), um software que controla dinamicamente a energia da infraestrutura enquanto as aplicações ainda estão a ser executadas. Permite uma redução significativa de 45% no consumo de eletricidade, comparativamente com um sistema de refrigeração standard. Juntas, estas duas tecnologias ajudarão não só o centro de investigação de Leibniz a controlar as despesas operacionais como reduzir a sua pegada de carbono.

O supercomputador será implementado no final de 2018 econtribuirá para que o LRZ consiga desenvolver um inovador trabalho de investigação através do fornecimento de serviços de computing services de alto desempenho (HPC), seguros e de alta performance. A instalação que irá também incluir a implementação do vigésimo milionésimo servidor em toda a história da área de Data Center da Lenovo.

“A Lenovo está empenhada em fornecer instituições de investigação, como o LRZ, não só com uma capacidade de computação mais completa, mas também com uma solução integrada que consiga ajudar eficientemente e eficazmente, a resolver desafios críticos humanitários. Estamos bastante satisfeitos em trabalhar neste projeto, de última geração, em parceria com a Intel,” afirma, em comunicado, Scott Tease, Executive Director, HPC and AI, Lenovo Data Center Group.

“A instalação do novo SuperMUC-NG vai fornecer ao LRZ uma maior capacidade de computação, através de uma utilização menos intensiva dos recursos instalados, com uma drástica redução do consumo de energia, devido à sua tecnologia inovadora de arrefecimento, oferecendo aos investigadores uma solução abrangente de supercomputação mais eficiente do que nunca, e que facilita os processos de investigação”, acrescenta o executivo.

O centro de computação localizado na Alemanha, um dos principais na área científica e de investigação e para comunidades académicas, desenvolveu recentemente a maior simulação mundial de sismos e consequentes tsunamis. A investigação permite antecipar cenários em tempo real e que podem ajudar a prevenir réplicas e outros riscos sísmicos.