Lisboa recebe evento sobre segurança da informação

Depois de uma primeira edição em 2013, a Security BSides Lisbon regressa no dia 3 de julho, e tem lugar no Fórum Picoas. Este evento insere-se num conjunto de conferências sobre segurança da informação, realizadas um pouco por todo o mundo.

Em Portugal, a BSides é organizada pela BinaryEdge, uma startup de produtos de segurança, e a Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança de Informação (AP2SI). Está prevista a presença de cerca de 250 participantes, vindos principalmente de Portugal, mas também de países como a Inglaterra, Suíça, Bélgica, Áustria e Itália.

Como explicou Jorge Pinto, presidente da AP2SI, à revista digital Computerworld, “os objetivos principais deste evento são a partilha de informação técnica relativa à segurança da informação e o ‘networking’ entre os participantes, de forma a fortalecer a comunidade em Portugal das pessoas que se dedicam a esta temática, profissionais e interessados”. O presidente da AP2SI acrescentou que haverá espaço para que oradores portugueses apresentem os seus trabalhos à comunidade nacional e internacional.

Nesta edição da BSides Lisbon, não há um tema específico, mas sim vários que cabem dentro do mote da segurança da informação. Pela voz de oradores de vários países, os participantes vão aprender mais sobre métricas de segurança, visualização de clusters de malware e novos projetos nesta área, por exemplo.

À semelhança da primeira edição, o evento vai contar com as Lightning Talks, dez sessões em que os participantes têm apenas cinco minutos para apresentar os seus projetos e ideias.

A primeira Security BSides nasceu em Las Vegas, em 2009, e agora tem edições espalhadas por todo o mundo, em países como os Estados Unidos, Canadá, Polónia, Alemanha, Áustria, Inglaterra, Brasil,  Chile, Colômbia, Bolívia e Austrália.

A entrada é gratuita, mediante inscrição no site oficial do evento.