Lisboa volta a receber Web Summit

Até à próxima quinta-feira, são esperadas 40 mil pessoas na maior feira de tecnologia do país e uma das maiores da Europa.

Abriu oficialmente mais uma edição da Web Summit, este ano de regresso ao seu formato presencial, no Parque das Nações em Lisboa, vencidas as restrições impostas pela Covid-19.

Até à próxima quinta-feira, são esperadas 40 mil pessoas na maior feira de tecnologia do país e uma das maiores da Europa.

Entre os difernetes oradores convidantes, contam-se a comediante Amy Poehler, o presidente da Microsoft Brad Smith, a comissária europeia Margrethe Vestager e o jogador de futebol Gerard Pique que se juntam aos mais de 1.000 nomes esperados, às cerca de 1.250 ‘startups’, 1.500 jornalistas e mais de 700 investidores.

Entre os  oradores estão ainda o responsável pela Alexa, Tom Taylor, o jogador de futebol espanhol e campeão mundial Iker Casillas, Daniela Braga, fundadora da DefinedCrowd, convidada para integrar a ‘task-force’ da Administração de Joe Biden para a estratégia da inteligência artificial, a presidente executiva da Ofcom, Melanie Dawes.

Na primeira noite de evento, Carlos Moedas, “o presidente da Câmara da Inovação” veio garantir que “a inovação lhe está no ADN”.  O recém-eleito autarca lisboeta desejou boas-vindas à capital portuguesa e lembrou que já esteve no evento quando era comissário europeu da investigação, ciência e inovação: “Estive aqui convosco já desde o início. E foi aqui que conhecemos mentes e pessoas incríveis que me inspiraram a fazer o meu trabalho”.

Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, marcou também presença na abertura do evento, e admitiu que “Portugal foi muito impactado pelas restrições”, à semelhança de países como Espanha, França ou Itália.

Apesar de tudo, o ministro lembra que “descobrimos que o desenvolvimento tecnológico para trabalhar é mais natural do que acreditávamos” e “acelerámos a passada da mudança no futuro”.